Raquel Landim
Blog
Raquel Landim

Com passagens pelos principais jornais do país como repórter especial e colunista, recebeu o prêmio “Jornalista Econômico” de 2022 pela Ordem dos Economistas do Brasil

Não podemos perder o foco nos civis em Gaza, dizem fontes do Itamaraty

Brasil vai participar de reunião do Conselho de Segurança da ONU na quinta-feira (18)

Compartilhar matéria

Fontes diplomáticas brasileiras afirmam à CNN que é “prioritário” evitar a escalada do conflito no Oriente Médio, mas que o mundo “não pode perder o foco” nos civis em Gaza.

“Toda a comunidade internacional está empenhada em evitar a escalada do conflito entre Irã e Israel”, disse uma alta fonte diplomática brasileira. “Mas também não podemos perder o foco nos civis que estão morrendo em Gaza, inclusive de fome”, continuou.

Em nota divulgada no sábado (13), o Itamaraty expressou sua preocupação com o risco de escalada do conflito, mas não condenou o ataque iraniano.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi considerado persona non grata em Israel depois de comparar os ataques ao território palestino da Faixa Gaza com o Holocausto.

O Brasil não faz parte do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) neste biênio, mas vai participar de uma reunião do órgão na quinta-feira (18), dia que será aberta a outros membros.

O conflito em Gaza vem sendo explorado politicamente no Brasil, colocando em lados opostos o governo e a oposição. Em suas redes, o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), “expressou solidariedade com o povo de Israel”.