Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rita Mundim
    Blog

    Rita Mundim

    A comentarista de economia da CNN é especialista em Mercado de Capitais pela UFMG e em Ciências Contábeis pela FGV. Em 2024, ganhou o título de Influenciadora do Prêmio da Organização das Cooperativas Brasileiras.

    CNN Brasil Money

    Mundim: Copom foi rígido, duro, claro e agiu de forma independente

    Comentarista de economia vê boa resposta do mercado à decisão do BC

     

    Apesar de o mercado ter fechado em queda nesta quinta-feira (20), a avaliação de Rita Mundim, comentarista de economia da CNN, é de que os investidores reagiram bem à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) da véspera, de elevar a taxa Selic a 14,25% ao ano.

    “Como o Copom não tirou o guidance, foi rígido, foi duro, foi claro, acho que agiu de uma forma independente, o mercado fez com que o juro curto subisse um pouquinho. […] Isso é normal, é uma correção”, disse Mundim ao CNN Arena.

    A comentarista relembrou que o mercado segue uma máxima: “Compre no boato, venda no fato”.

    O “boato” era a dúvida em torno de qual seria o tom do comunicado, uma vez que a alta de um ponto desta quarta-feira (19) já havia sido comprada na reunião de dezembro do colegiado.

    “O mercado ‘comprou o Banco Central’, comprou uma pequena desaceleração da economia, e o que o mercado fez? Subiu a bolsa durante seis pregões consecutivos, o dólar caiu por sete pregões e os juros futuros também cederam”, explicou.

    “[Agora] os juros subiram um pouquinho, a bolsa […] caiu 0,42% e o dólar subiu 0,47%, mas ainda está abaixo de R$ 5,70. […] Na minha opinião foi um endosso. O mercado aprovou o comportamento do Copom no que diz respeito às ações futuras porque o guidance nao foi retirado e foi contratada uma nova alta pra reunião de maio.”

    Tópicos