Tainá Falcão
Blog
Tainá Falcão

Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

Kassab garantiu que PSD terá candidato à Presidência, diz Caiado

Em entrevista à CNN, governador afirmou que promessa pesou em escolha pelo partido

Compartilhar matéria

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou à CNN que um dos principais fatores que pesaram na decisão de se filiar ao PSD foi a garantia do presidente, Gilberto Kassab, de que o partido disputará a Presidência da República nas eleições de outubro.

Caiado, que anunciou sua filiação ao PSD na noite de terça-feira (27), reconheceu que, no União Brasil, sua perspectiva para a disputa ao Planalto estava “limitada” pela falta de apoio a uma candidatura própria. A federação União Progressista deverá liberar os diretórios estaduais para decidirem sobre apoios à Presidência.

“Estarei junto a um partido que terá um candidato à República”, disse o governador à CNN.

O governador de Goiás anunciou a filiação ao PSD em um vídeo ao lado dos governadores Ratinho Jr. (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), cotados como possíveis pré-candidatos à Presidência pelo partido.

Além de Kassab, Leite, Ratinho Jr., Caiado se reuniu com outros políticos próximos ao partido: o ex-senador Heraclito Fortes; o secretário de Projetos de SP, Domingos Afif; a presidente do Comunitas, Regina Esteves; Jorge Bornhausen; e Andrea Matarazzo. De acordo com Caiado, o grupo deverá influir na escolha final sobre a disputa presidencial.

Em carta ao presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, comunicando sua desfiliação, o governador disse que seu “projeto nacional falou mais alto”.

A decisão de deixar o partido já vinha sendo acertada, no bastidor, com Rueda, mas o anúncio de filiação ao PSD surpreendeu a cúpula do União. A avaliação é que diferenças internas, especialmente, a relação conflituosa de Caiado com Ciro Nogueira foi fator decisivo para a decisão.