Tainá Falcão
Blog
Tainá Falcão

Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

Lula admitirá alto custo de vida e gravará campanha em casa de apoiadores

Presidente pretende reconhecer insatisfação com preços e culpará Bolsonaro

A campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara uma nova ofensiva para atrair o eleitor insatisfeito com o custo de vida na reta final do segundo turno. A estratégia prevê gravações na casa de eleitores, quando o petista deverá reconhecer dificuldades das famílias, especialmente, com os preços dos alimentos e o endividamento.

A orientação é não minimizar a percepção de que os preços continuam altos, mas apresentar explicações para o cenário econômico e reforçar o compromisso de um próximo governo com a melhoria do poder de compra da população.

Lula começou a adotar esse discurso nesta segunda-feira (12), ao reconhecer publicamente que os brasileiros têm motivos para reclamar dos preços.

“Eu acho que o povo tem razão de dizer: ‘Olha, estão caras as coisas’. E nós vamos ter que encontrar um jeito de fazer com que as coisas fiquem baratas. Não tem meia conversa nisso”, afirmou o presidente após participar de uma missa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, no Palácio da Alvorada.

Nas peças eleitorais, a campanha pretende argumentar que o cenário internacional, marcado por guerras e conflitos, dificultou a redução dos preços no Brasil. Além de investir em comparações com o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), destacando que a inflação foi maior durante a gestão de seu adversário político.

Outro eixo da estratégia será ampliar a divulgação do Desenrola 3, programa de renegociação de dívidas e um pacote anunciado a empreendedores com previsão de perdão de dívidas.