Tainá Falcão
Blog
Tainá Falcão

Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

Comparação de Zambelli com Eduardo incomoda Bolsonaro

Ex-presidente reprova paralelo entre os dois deputados que deixaram o país

Compartilhar matéria

A comparação que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) fez com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) incomodou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o entorno dele.

Na avaliação de políticos de oposição, a deputada busca refazer o roteiro de Eduardo, que está nos Estados Unidos licenciado do mandato, mas pode acabar complicando a situação do parlamentar e do ex-presidente.

Após a saída de Zambelli do país, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, apresentou à Procuradoria-Geral da República (PGR), um pedido para que Jair Bolsonaro passe a utilizar tornozeleira eletrônica. Ele cita as viagens de Zambelli e Eduardo como razões que justificam o risco de fuga do ex-presidente.

No governo, adversários políticos de Bolsonaro também avaliam como erro a saída da deputada do Brasil e acreditam no potencial de desgaste do caso para o ex-presidente e o filho presidenciável.

À CNN, a deputada disse que tem a intenção de voltar ao Brasil, caso haja o trancamento do processo dela na Câmara dos Deputados.

Na Câmara, o apoio da deputada na bancada é limitado, com pouca articulação para convencer os líderes do Centrão a apoiarem a parlamentar.

Ainda que este seja o caminho, até mesmo deputados de oposição não veem um desfecho positivo à parlamentar. Contra ela pesam o histórico de enfrentamento direto ao Supremo e a políticos do Centrão, a exemplo do ex-ministro de Bolsonaro, Ciro Nogueira (PP-PI), aliado do presidente da Câmara.

Essas mesmas lideranças também consideram a saída de Zambelli do Brasil como precipitada e avaliam que apoiá-la seria um desgaste desnecessário contra o STF.