Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tainá Falcão
    Blog

    Tainá Falcão

    Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

    Lira busca Lula pela terceira vez sem indicar sucessor

    Presidente da Câmara recebeu Elmar Nascimento, candidato do União Brasil, e deixou anúncio sobre apoio em aberto

    O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), buscou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela terceira vez, nas últimas duas semanas, para tratar da sucessão na Casa Legislativa.

    Fontes no Palácio do Planalto informaram à CNN que, de novo, Lira não indicou um nome para sucedê-lo, mas quis ouvir Lula após o petista ter recebido o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB).

    Lira saiu de Brasília e viajou para Alagoas ainda sem ter definido apoio a um candidato para sucedê-lo, depois da desistência do presidente do Republicanos, Marcos Pereira, que lançou Motta em seu lugar.

    Tropa de Choque

    Desde que assumiu a disputa, Hugo Motta trabalha com uma tropa de choque de parlamentares para ajudá-lo a se viabilizar como candidato favorito na disputa.

    Um dos escalados para a linha de frente é o líder do MDB, Isnaldo Bulhões (AL), até então candidato na disputa. Ele resolveu também desistir, a fim de viabilizar o nome de Motta, de quem é amigo pessoal.

    Isnaldo deve se reunir, nesta quinta-feira (5), com o líder do PSD, Antonio Brito (BA), em busca de um acordo.

    O presidente do PP, Ciro Nogueira, atua como uma espécie de mentor de Hugo Motta, a quem orientou se manter distante dos holofotes enquanto os aliados operam.

    No governo, Hugo Motta conta com apoios de dois ministros: Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, e Renan Filho, dos Transportes.

    Nos bastidores, a brincadeira entre parlamentares é de que a sucessão se tornou uma “disputa dos magoados”.

    Reservadamente, líderes avaliam que Arthur Lira errou ao sinalizar apoio a Elmar Nascimento (União-BA) com tanta antecedência e ao cravar um prazo data para fazer o anúncio de seu escolhido.

    Até a semana passada, nos corredores da Câmara, Elmar era o nome certo de Lira para a vaga. Agora, deputados consideram que o presidente da Câmara busca ganhar tempo antes de declinar publicamente do apoio dado ao amigo no passado.

    Tópicos