Lula convoca cúpula do Republicanos para reunião de alinhamento
Presidente tem almoço com o presidente do partido, Marcos Pereira, nesta terça-feira (19); com um ministério na Esplanada, legenda tem feito críticas ao governo petista
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), receberá, nesta terça-feira (19), a cúpula do Republicanos para mais uma rodada de conversas entre partidos da base.
Lula estaria desconfortável com as críticas abertas que recebe de dirigentes aliados. A insatisfação foi externada em outra reunião recente com ministros do União Brasil.
A ideia é um almoço com o presidente do Republicanos, o deputado Marcos Pereira (SP), sirva para alinhar os entendimentos e avaliar os posicionamentos de outros dois nomes da legenda: o do presidente da Câmara, Hugo Motta (PB), e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Marcos Pereira não tem poupado o presidente Lula e o governo de ataques. Recentemente, o deputado criticou a investida judicial do governo sobre o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), a qual serviria, segundo ele, para transformar um fracasso político em questão judicial.
Pereira também chegou a defender, em entrevistas, que o partido caminharia com a centro-direita nas eleições de 2026 e que o governo estaria sem rumo.
Nas últimas semanas, o presidente também esteve reunido com dirigentes e lideranças do PSD e do MDB.
Na esteira do encontro entre Lula e Pereira, o presidente do PT, Edinho Silva, conversou com Hugo Motta sobre a relação entre a Câmara e o governo.