Lula e Alcolumbre teriam "selado paz" em jantar de fim de ano no Alvorada
Planalto vê 2026 começar com relação pacificada para avançar com sabatina de Messias
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) teriam realinhado a relação após o período de tensão.
Segundo apurou a CNN Brasil, a conversa que selou a paz ocorreu em um jantar no Palácio da Alvorada, no fim de dezembro, fora da agenda oficial.
Após a conversa, Lula disse a interlocutores estar confiante sobre a aprovação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o STF (SupremoTribunal Federal).
O presidente acredita ter arrefecido a resistência de Alcolumbre sobre a indicação. Senadores próximos a Davi admitem que o clima, de fato, melhorou.
A “agenda Messias” é prioridade do Planalto para a retomada do ano legislativo, quando Lula deve enviar ao Senado a mensagem presidencial, praxe antes da sabatina.
No ano passado, Davi Alcolumbre chegou a marcar um cronograma para apreciação do nome de Messias à revelia do Executivo, mas suspendeu tudo por falta de um comunicado formal do governo.
Fator CVM
O entendimento político, segundo auxiliares de Lula, inclui também acenos do Planalto ao Centrão, como a indicação do advogado Otto Lobo à presidência da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que fiscaliza o mercado dr capitais.
A indicação, porém, tem causado polêmica em meio a crise do banco Master por decisões favoráveis de Lobo ao banco quando ainda ocupava a a cadeira de diretor da CVM.



