Tainá Falcão
Blog
Tainá Falcão

Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

Lula reafirma apoio à eventual candidatura de Pacheco ao governo de MG

Aliados tentam convencer ex-presidente do Senado em se lançar candidato ao colegiado mineiro

Compartilhar matéria

Depois de descartar a possibilidade de assumir um ministério no governo atual, o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) voltou a ouvir do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que tem seu apoio para disputar o governo de Minas Gerais em 2026.

A conversa aconteceu durante viagem de Lula ao Japão e foi acompanhada por aliados de ambos.

Segundo relatos, o presidente reafirmou seu desejo de ver o mineiro como governador do segundo maior colégio eleitoral do país, um estado estratégico para as eleições presidenciais. Em 2022, Lula venceu em Minas com 50,20% dos votos.

De acordo com aliados, Pacheco teria demonstrado entusiasmo em relação ao assunto.

A CNN apurou que, em conversa anterior com o presidente, apesar de Pacheco ter refutado assumir um cargo ministerial, o político sinalizou disposição em uma disputa em Minas Gerais nas eleições de 2026.

Isso porque o senador justificou a recusa pelo cargo ministerial ao que chamou de uma necessidade, nas palavras dele, de “voltar para casa”. Ou seja, focar sua agenda no estado mineiro.

Atualmente, segundo pesquisas, o candidato mais forte para a disputa ao governo é o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), seguido de outro bolsonarista, o senador Cleitinho (Republicanos-MG).

Recentemente, Cleitinho rejeitou uma aliança com um nome indicado por Romeu Zema (Novo), governador do estado. O senador tem dito ainda que não descarta ser vice na disputa majoritária com um nome de maior projeção.

Para ministros de governo que defendem Pacheco como candidato, Lula deve atuar, desde agora, para emplacar uma frente ampla no estado.