Vaga no TCU entra em articulação por PEC da Blindagem
Petista busca manter acordo para indicação ao órgão de controle
A articulação entre Centrão e PT para angariar apoio à PEC da Blindagem teve, como pano de fundo, a disputa por uma vaga futura no TCU (Tribunal de Contas da União).
A cadeira foi prometida ao PT e é reivindicada pelo deputado petista Odair Cunha (MG), como contrapartida ao apoio do partido à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara dos Deputados.
Cunha seria indicado, com apoio de Hugo e líderes do Centrão, para ocupar a vaga do ministro Aroldo Cedraz, que se aposenta no primeiro semestre de 2026.
Outros nomes do Centrão, porém, começaram a surgir para rivalizar com o petista e lançam dúvidas sobre a manutenção da aliança com Hugo.
No União Brasil, os deputados Danilo Forte (CE) e o ex-líder Elmar Nascimento (BA) são cotados para a disputa. Já no PSD, os deputados Pedro Paulo (RJ) e Hugo Leal (MG) são opções.
O deputado mineiro fez parte da articulação que assegurou doze votos do PT à PEC da Blindagem, que incluiu ainda a promessa para votar o Imposto de Renda na próxima semana e o esforço de Hugo para inviabilizar a urgência do PL da Anistia, com votos de partidos aliados.


