Tainá Falcão
Blog
Tainá Falcão

Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

Vaga no TCU entra em articulação por PEC da Blindagem

Petista busca manter acordo para indicação ao órgão de controle

Compartilhar matéria

A articulação entre Centrão e PT para angariar apoio à PEC da Blindagem teve, como pano de fundo, a disputa por uma vaga futura no TCU (Tribunal de Contas da União).

A cadeira foi prometida ao PT e é reivindicada pelo deputado petista Odair Cunha (MG), como contrapartida ao apoio do partido à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara dos Deputados.

Cunha seria indicado, com apoio de Hugo e líderes do Centrão, para ocupar a vaga do ministro Aroldo Cedraz, que se aposenta no primeiro semestre de 2026.

Outros nomes do Centrão, porém, começaram a surgir para rivalizar com o petista e lançam dúvidas sobre a manutenção da aliança com Hugo.

No União Brasil, os deputados Danilo Forte (CE) e o ex-líder Elmar Nascimento (BA) são cotados para a disputa. Já no PSD, os deputados Pedro Paulo (RJ) e Hugo Leal (MG) são opções.

O deputado mineiro fez parte da articulação que assegurou doze votos do PT à PEC da Blindagem, que incluiu ainda a promessa para votar o Imposto de Renda na próxima semana e o esforço de Hugo para inviabilizar a urgência do PL da Anistia, com votos de partidos aliados.