Pedro Lucas pode assumir diretório do União-PP no MA e disputar Senado
As duas possibilidades ganharam força após o ministro André Fufuca (PP-MA) ser punido e afastado do posto na sigla e das decisões partidárias

O deputado Pedro Lucas (MA), líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, é cotado para assumir o comando do diretório maranhense da federação entre o partido e o PP e para disputar uma vaga ao Senado em 2026.
As duas possibilidades ganharam força nas últimas horas após o ministro André Fufuca (PP-MA), do Esporte e presidente da sigla no Estado, ser punido e afastado do posto na sigla e das decisões partidárias.
A consolidação entre os dois partidos culminou no desembarque do governo Lula. Fufuca e Celso Sabino (União-PA), ministro do Turismo, foram obrigados a deixar os cargos, mas desafiaram as siglas e decidiram seguir no governo.
O PP puniu Fufuca com o afastamento de todas as decisões partidárias e da vice-presidência nacional do partido. O ministro também perdeu o comando da legenda no Maranhão. Com a saída de Fufuca do posto, a chefia do diretório da federação no Estado tende a ficar com Pedro Lucas, diante da atual indefinição.
A decisão do ministro de seguir no governo a despeito da cobrança do partido ainda abre caminho para que o líder do União na Câmara viabilize apoio político para disputar uma vaga ao Senado no ano que vem.
Em 2026, o eleitor votará para dois senadores em seu Estado. Fufuca vem sinalizando interesse em disputar uma cadeira no Senado pelo Maranhão, assim como Sabino pelo Pará. O desgaste na relação entre Fufuca e a federação da qual faz parte pode agora deixar o caminho aberto para que Pedro Lucas busque a vaga.