Teo Cury
Blog
Teo Cury

Explica o que está em jogo, descomplica o juridiquês e revela bastidores dos tribunais e da política em Brasília. Passou por Estadão, Veja e Poder360

PT escala Pedro Rousseff para fazer frente a Nikolas na Câmara e nas redes

Vereador decidiu disputar vaga de deputado federal após encontro com sua tia-avó, a ex-presidente Dilma Rousseff

Pedro Rousseff (PT)  • Reprodução
Compartilhar matéria

O vereador de Belo Horizonte (MG) Pedro Rousseff (PT) decidiu nesta sexta-feira (11) que disputará vaga de deputado federal nas eleições de 2026. O vereador é uma das apostas do partido para renovar seus quadros no próximo ano e fazer frente a deputados de direita na Câmara dos Deputados e nas redes sociais.

A decisão do vereador foi tomada após encontro com sua tia-avó, a ex-presidente Dilma Rousseff, que comanda o Novo Banco de Desenvolvimento, o banco dos Brics. Os dois se reuniram nesta sexta-feira (11) no apartamento da ex-presidente no Rio de Janeiro (RJ).

“Ela apoia 100%. Me vê como uma figura anti-Nikolas Ferreira (PL) e que vai renovar nosso partido. Para além de arejar o PT, combater a extrema-direita também nas redes sociais”, afirmou Pedro Rousseff.

"Já bati o martelo. Minha ideia é ser um soldado de guerra, na linha de frente, para ajudar Lula a governar pelo próximo mandato. A gente vê a dificuldade que o presidente tem hoje, com bons projetos, mas sem base no Congresso para aprová-los”, disse.

O vereador pretende oficializar o lançamento de sua pré-candidatura ainda este ano. Pedro viajará a Brasília na próxima semana e deve se reunir com o recém-eleito presidente do partido, Edinho Silva, para alinhar expectativas.

“Temos falado da importância da candidatura de Pedro Rousseff, quem tem se destacado na Câmara Municipal e feito um bom embate com a extrema-direita", disse o presidente do PT em Minas Gerais, Cristiano Silveira.

"Por também ser jovem e de boa amplitude nas redes, poderá contribuir muito com o partido tanto nesta questão de construirmos novos quadros como para ajudar no enfrentamento”, disse Silveira.

Pedro foi o candidato à Câmara Municipal belorizontina mais votado do PT e o sexto mais votado no ranking geral, com 17.595 votos, equivalentes a 1,46% dos votos válidos.