Thais Herédia
Blog
Thais Herédia

Passou pelos principais canais de jornalismo do país. Foi assessora de imprensa do Banco Central e do Grupo Carrefour. Eleita em 2023 a Jornalista Mais Admirada na categoria Economia do Jornalistas e Cia.

Análise: Trump já tenta escapar da decisão da Justiça sobre tarifas

Para o Brasil, o momento é de cautela a poucos dias da visita de Lula a Washington

Compartilhar matéria

O presidente americano, Donald Trump, reagiu à decisão da Suprema Corte americana e já acionou novos mecanismos de cobrança de tarifas para as importações.

A derrota política de Trump é inquestionável, mas a econômica ainda é dúvida. Para não perder superpoderes, ele reorganiza o arsenal legal para sustentar as tarifas. Porém, é evidente que ele perdeu autonomia e vai precisar mais do Congresso.

O protecionismo continua sendo o eixo da política externa e econômica da Casa Branca, com a mesma lógica de confronto e de uso das tarifas como ferramenta de poder geopolítico. "Posso cobrar dos países muito mais do que cobrava antes; destruir o comércio deles", disse Trump.

Para o Brasil, a cautela é a melhor alternativa (ou a única opção por enquanto) a dias da ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Washington.

No fim, a Suprema Corte conseguiu conter o método, mas Trump não vai ceder tão facilmente na estratégia que adotou na Casa Branca. Um projeto de poder econômico usado como arma para continuar definindo as regras do tabuleiro global.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais