Thais Herédia
Blog
Thais Herédia

Passou pelos principais canais de jornalismo do país. Foi assessora de imprensa do Banco Central e do Grupo Carrefour. Eleita em 2023 a Jornalista Mais Admirada na categoria Economia do Jornalistas & Cia.

Doações do setor financeiro chegam a R$ 126 milhões, segundo Febraban

Entidade reforça alertas contra golpes

Imagem de drone mostra o bairro inundado de Mathias Velho, em Canoas, Rio Grande do Sul  • 09/05/2024 REUTERS/Diego Vara
Compartilhar matéria

As doações do setor financeiro para socorro às vítimas da inundação no Rio Grande do Sul chegam a R$ 126 milhões. Além dos recursos diretos coordenados pela Febraban, os bancos associados da entidade adotaram medidas individualmente para amenizar a situação de famílias e empresas.

Entre elas, a flexibilização de carência e prazo no crédito com revisão de taxas e ampliação de linhas. Também estão sendo feitas renegociação de dívidas, com taxas, prazos e condições especiais, e a prorrogação dos contratos dos clientes impactados em 90 dias com revisão de taxa.

A Febraban orienta os clientes a priorizarem os serviços digitais para efetuar operações financeiras por causa da dificuldade de mobilidade nas áreas afetadas pelas enchentes no estado.

Alerta contra golpes

A Federação reforça os alertas sobre golpes e ações de criminosos que estão aproveitando o movimento de solidariedade da população nas doações às vítimas para aplicar golpes.

A principal orientação é que, quando for fazer uma transferência com um número de chave Pix, o doador confira com muita atenção todos os dados do pagamento e se o beneficiário é realmente quem irá receber o dinheiro.

A mesma orientação é válida para doações feitas por TED e boletos.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais