Haddad planeja viajar à África do Sul para reunião com banco presidido por Dilma
Ministro irá para a África do Sul no próximo dia 28 de agosto para reunião do Novo Banco de Desenvolvimento
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, planeja estar presente na reunião dos governadores do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Banco dos Brics, presidido pela ex-presidente Dilma Rousseff, apurou a CNN. O ministro irá para a África do Sul no próximo dia 28 de agosto — e ficará no país até o dia 30.
Em junho, o vice-presidente Geraldo Alckmin assinou junto a Dilma uma carta-compromisso de apoio do NDB ao Rio Grande do Sul assolado pelas chuvas que acometeram o estado, com destinação de US$ 495 milhões do banco para a reconstrução do estado, o equivalente a R$ 2,6 bilhões.
Em maio de 2023, Dilma presidiu a primeira reunião com os governadores do banco em Xangai, na China, com a presença de Haddad. Em abril deste ano, numa reunião do G20 em Washington, capital dos Estados Unidos, Haddad defendeu que bancos de fomento, como o NDB, o Banco Mundial e o Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BID), para financiar respostas de nações a à crise climática e a fome — depois de encontrar-se com Dilma, que já presidia o NDB.