Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Victor Irajá
    Blog

    Victor Irajá

    Com passagens por Estadão e rádio CBN, foi editor do Radar Econômico, da revista Veja. É especializado em Economia pela FGV e pelo Insper

    Apesar de domínio de candidaturas de centro, direita tem aumento de 41,7% de candidaturas, diz consultoria

    Levantamento realizado pela Action Consultoria aponta que MDB acumula 44 mil candidaturas nestas eleições municipais

    Os partidos de centro dominam em números de candidatos para prefeito, vice-prefeito e vereadores. Os números são de um levantamento da Action Consultoria, obtido pela CNN. O protagonismo é do MDB, que acumula mais de 44 mil candidaturas e maior representatividade municipal do país.

    Depois do MDB, o estudo mostra números expressivos do PP e do PSD, com aproximadamente 40 mil candidaturas e mais de 38 mil nomes nas disputas, respectivamente.

    Em quarto lugar, está o União Brasil, com mais de 36 mil candidatos. O Republicanos, enquadrado pela pesquisa como centro-direita, assim como PP e União Brasil, representa 34 mil candidaturas.

    O partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT, registrou 30 mil candidaturas. Já a federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, possui 38 mil candidatos, somando os números dos três partidos da federação.

    Por outro lado, o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro concentra 36 mil candidatos, ficando atrás dos partidos de centro. O partido registrou um aumento de 33,21% em seu número de candidaturas às eleições municipais em relação a 2020.

    Partido do candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal, o PRTB foi o partido com maior redução percentual em seu número de candidatos se comparados os anos de 2020. A queda foi de 40,5%

    Apesar da concentração nos partidos de centro, é possível verificar um movimento à direita na conjuntura sociopolítica do Brasil. A tendência se dá pelo crescimento das legendas de direita em número de candidaturas, quando comparado às corridas municipais de 2020. A direita registrou um aumento de 41,75%. No total, são 59.261 candidaturas Brasil afora identificados com a direita no espectro político.

    “Apesar da dominação dos partidos de centro nas disputas municipais, o Legislativo Municipal terá um crescimento significativo de vereadores de direita. Tal dado indica que o espectro ideológico da direita ganha cada vez mais espaço, ainda que não seja maior do que os partidos de centro no âmbito municipal”, diz a consultoria.

    Por outro lado, a esquerda cresceu 10,65%. Ainda assim, a representatividade é bem menor quando comparada à direita, com 15.552 candidaturas. A direita possui cerca de 43 mil candidaturas a mais registradas do que a esquerda.

    A Action dividiu assim os partidos pelo espectro político: como partidos de centro, a consultoria elencou MDB, PSD, Podemos, Solidariedade, Cidadania, PSDB, Patriota e PTB. À centro-esquerda, a consultoria listou o Avante, o PV, o Agir, o PCdoB, o PDT, o PSB e o PT.

    À centro-direita, foram considerados o PP, o União Brasil e o Republicanos. Como partidos de direita, foram consolidados o DC, o Novo, o PL, o PMB e o PRTB. Os partidos de esquerda são PCB, PCO, PMN, PSOL, PSTU, Rede e UP.

    Entenda por que eleitores não podem ser presos dias antes da eleição

    Tópicos