Victor Irajá
Blog
Victor Irajá

Com passagens por Estadão e rádio CBN, foi editor do Radar Econômico, da revista Veja. É especializado em Economia pela FGV e pelo Insper

Zema pede a Lira votação do projeto que trata da dívida dos estados

Governador de MG era defensor da adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF)

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema  • 04/10/2022REUTERS/Adriano Machado
Compartilhar matéria

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o secretário da Casa Civil do estado, Marcelo Aro, o secretário-geral de Minas Gerais, Marcel Beghini, e a secretária de Planejamento da gestão Zema, Luisa Barreto, se reuniram, nesta quarta-feira (23), em Brasília, com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

A reunião aconteceu para solicitar a Lira que paute o projeto de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que trata da equalização da dívida dos estados, o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

O programa visa promover a revisão do pagamento dos créditos dos entes federativos junto à União.

O texto permite, por exemplo, a transferência de ativos como imóveis e estatais para o Executivo Federal.

O texto já foi aprovado no Senado. No encontro com Lira, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Antonio Anastasia também esteve presente.

Antes defensor da adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), Zema chegou a dizer em dezembro que o Propag era apenas “falação, sem nenhuma ação efetiva por parte do governo federal”.

Após o encontro com Lira, o grupo seguiu para se encontrar com o presidente do Senado.

O valor total da dívida de Minas Gerais com o governo federal gira em torno de R$ 165 bilhões e o estado é um dos que seriam mais beneficiados pela proposta.