O papel da Cosan na construção de um Brasil mais sustentável
Grupo investe em biometano, etanol e ferrovias para reduzir emissões de CO2, ampliar eficiência e impulsionar a segurança alimentar mundial.

O mundo busca alternativas para crescer de forma mais eficiente e com menos emissão de gases de efeito estufa e, o Brasil desponta como potência global com todas as condições para ser protagonista nesse movimento. A Cosan, um dos maiores grupos de energia e infraestrutura do país, com papel estratégico nessa jornada, mostra como eficiência, inovação e sustentabilidade podem caminhar juntas para acelerar a jornada de descarbonização do Brasil.
Presente em diferentes elos da cadeia de valor, a Cosan atua em setores essenciais para a promoção de uma economia de baixo carbono por meio de empresas como Edge, Rumo e Raízen. Todas elas compartilham o objetivo de reduzir emissões, ampliar a eficiência logística e garantir acesso à energia cada vez mais renovável, com previsibilidade e segurança para clientes, parceiros e sociedade.
Na Edge, o biometano, gás 100% renovável, desponta como solução para descarbonizar o transporte de cargas, capaz de substituir o diesel em frotas e reduzir até 87% das emissões de gases de efeito estufa. “O gás natural é muito competitivo, mas o desafio está na infraestrutura. Quanto mais eficiência trouxermos à cadeia, mais competitivo será para os clientes”, afirma Demétrio Magalhães, CEO da Edge.
Já na logística, a Rumo, maior operadora ferroviária do Brasil, leva grãos do coração agrícola do Brasil até os principais portos de exportação, colaborando com a segurança alimentar mundial. Só em 2024, foram mais de 70 milhões de toneladas transportadas por trilhos, evitando a emissão de cerca de 7 milhões de toneladas de CO2, quando comparado ao transporte rodoviário. “Levamos grãos do Centro-Oeste até o Porto de Santos, além de outros portos brasileiros, garantindo eficiência logística para o mercado internacional. E ainda fazemos isso emitindo 8x menos gases de efeito estufa do que as rodovias”, destaca Paula Tagliari, Gerente de Sustentabilidade da Rumo.
Na energia, a Raízen é líder global na produção de etanol de cana-de-açúcar, um biocombustível renovável de baixo carbono, produzido de forma sustentável e capaz de contribuir de forma imediata e escalável para a descarbonização do transporte internacional. A cana é altamente eficiente e produz cerca de 80 toneladas por hectare, consolidada como a maior fonte renovável da matriz energética brasileira”, explica André Valente, Diretor de Sustentabilidade da companhia.
Para a Cosan, o sucesso das soluções do portfólio só é possível unindo desenvolvimento econômico, eficiência e compromisso ambiental. Como resume Marcelo Martins, CEO da companhia: “Um Brasil mais forte se constrói com investimentos em infraestrutura, inovação e sustentabilidade, mas também com pessoas e geração de empregos. O Brasil tem vocação para ser protagonista global. E nós acreditamos que o Brasil vai continuar cada vez mais sendo um grande protagonista".
Essa história ganhou destaque em um especial da CNN Brasil, em que o jornalista Carlos Tramontina percorre as operações da Edge, Rumo e Raízen no interior de São Paulo, mostrando como a Cosan conecta energia e logística sustentável para fortalecer o Brasil no cenário global. Assista ao projeto especial:
