Pacientes crônicos alcançam mais longevidade e qualidade de vida com o cuidado integrado de saúde da Hapvida
O modelo com rede própria e integrada da Hapvida, presente nas cinco regiões do país, permite a criação de linhas de cuidado que acompanham toda a jornada de saúde dos seus beneficiários, da prevenção ao tratamento.
Imagine que você vá ao médico e, além de se sentir acolhido e amparado, o profissional tenha acesso a todo o seu prontuário, saiba seu histórico de saúde, incluindo exames e tratamentos anteriores, e que ainda possa se comunicar com outros profissionais que já cuidaram de você, para entender melhor o seu quadro clínico e oferecer o tratamento mais adequado.
Foi justamente para oferecer um atendimento 360° que a Hapvida, maior operadora de saúde e odontologia da América Latina, adotou um modelo não apenas verticalizado, com serviços realizados em sua rede própria, mas também integrado. Esse modelo visa cuidar de toda a jornada de saúde dos mais de 15,7 milhões de clientes, em todas as etapas da vida, com foco na promoção da saúde e na prevenção, garantindo qualidade de vida e, sempre que necessário, o melhor tratamento.
As vantagens do cuidado integrado
No Brasil, o modelo de cuidado à saúde predominante é um modelo que atua em silos, com diferentes partes atuando de forma independente e em momentos pontuais. É um modelo que foca no tratamento da doença, sem o acompanhamento de toda a jornada do paciente ou que priorize a promoção da saúde. Por exemplo, a equipe hospitalar que trata um paciente muitas vezes não tem acesso ao seu histórico médico completo e, após a alta, não acompanha seu progresso. Mas será que esse indivíduo vai tomar o remédio corretamente? Seguir a dieta adequada? O mais provável é que, ao retornar, apresente um quadro clínico ainda mais grave.
Na contramão desse modelo fragmentado, a Hapvida, focada em sua missão de dar acesso à saúde de qualidade, adota um sistema de cuidado integrado, no qual os dados do paciente estão disponíveis em qualquer unidade da sua rede própria.
No modelo integrado da Hapvida, toda a jornada do cliente é acompanhada, desde a prevenção até o tratamento, com foco contínuo na promoção da saúde e no objetivo de garantir uma vida plena. Os profissionais de saúde têm acesso ao histórico completo dos pacientes, participam ativamente de todas as etapas do cuidado e mantêm uma comunicação constante entre si. Essa integração permite definir a melhor conduta clínica para cada caso, promovendo um atendimento completo, personalizado e centrado no paciente.
Aliado aos altos padrões de qualidade assistencial, a tecnologia e a estrutura da rede própria de atendimento da Hapvida, o Sistema Integrado ganha ainda mais robustez e fluidez por meio da verticalização dos serviços prestados em hospitais, prontos-socorros, clínicas e laboratórios da maior rede de saúde e odontologia da América Latina. Essa abordagem possibilita um cuidado personalizado, alinhado à jornada de cada paciente. Independentemente do ponto de atendimento, suas informações estão disponíveis para os profissionais de saúde por meio do prontuário eletrônico, garantindo continuidade e precisão no cuidado.
Um exemplo prático desse modelo é o acompanhamento de pacientes crônicos, que geralmente convivem com múltiplas patologias e medicações. No sistema integrado da Hapvida, todos os profissionais envolvidos têm acesso ao histórico do paciente, colaboram entre si e definem uma linha de cuidado unificada. Isso evita que diferentes médicos prescrevam tratamentos isolados e desconectados, assegurando uma abordagem coordenada e eficiente para a evolução do paciente.
Atenção aos pacientes crônicos
Epidemiologicamente, de cada 1.000 pessoas, de 2 a 3 apresentam doenças crônicas complexas. Há mais de 27 anos, o CASE, Programa de Gerenciamento de Pacientes Crônicos e Altamente Complexos da Hapvida, se dedica ao cuidado integral de pacientes com doenças crônicas e altamente complexas, reforçando seu compromisso com a vida e o bem-estar dos beneficiários.
Com o propósito de melhorar significativamente os desfechos em saúde, o CASE adota estratégias e planos terapêuticos personalizados, focados no manejo precoce dos sintomas, reabilitação e, acima de tudo, na promoção da qualidade de vida. Para isso, conta com uma equipe interdisciplinar dedicada a apoiar cada paciente em sua jornada de saúde.
O CASE conta com uma central telefônica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atendimento rápido e eficiente, reduzindo a necessidade de idas ao pronto-socorro e auxiliando na prevenção de complicações e internações prolongadas, além de contar com unidades especiais de atendimento para pacientes crônicos. O programa tem dado excelentes resultados: atualmente atende mais de 20 mil beneficiários que tem apresentado uma melhoria significativa na sua qualidade de vida.
Foco na promoção da saúde e na prevenção
Para a Hapvida, cuidar da saúde é muito mais que tratar doenças. Para isso, oferece aos seus beneficiários e familiares um conceito de Assistência Integral à Saúde, que vai desde a promoção constante da saúde por meio de cuidados preventivos até o tratamento de doenças de maior complexidade em linhas de cuidado customizadas para o acompanhamento desses pacientes crônicos.
Com foco na qualidade de vida de seus clientes, a operadora conta com o Qualivida, uma área focada na promoção da saúde e na prevenção, através de várias linhas de cuidado que visam o acompanhamento constante dos pacientes inseridos nesses programas por uma equipe multidisciplinar especializada.
Além desse acompanhamento, os quase 200 mil participantes do Qualivida contam com atendimento em unidades referenciadas, suporte telefônico, grupos terapêuticos, além de palestras interativas sobre diversos temas, como, por exemplo, tabagismo, obesidade, qualidade de vida, entre outros. No caso dos clientes corporativos, as empresas, além das iniciativas de promoção da saúde e prevenção de doenças, também contam com palestras customizadas e materiais informativos para ações de prevenção.
Veja as principais linhas de cuidado do Qualivida:
- Viver Bem Diabetes
- Sinta-se bem (Renal Crônico)
- Viva Leve com a Coluna
- PAI – Programa de Atenção aos Idosos
- Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico
- GAPO (Grupo de Apoio para Pacientes com Obesidade)
- Cardio Vida (para pacientes com problemas cardiológicos)
- Programa Gestação Segura (Cuidado especial dedicado a todas as gestantes)
Sempre com foco em um atendimento de alto padrão de qualidade, com investimento constante em tecnologia e estrutura, e através da capacitação dos seus profissionais e das suas linhas de cuidado, focadas na promoção da saúde e na prevenção, a Hapvida vem proporcionando acesso à saúde integrada de excelência para gerações de brasileiros.
Acesse o site da Hapvida NotreDame Intermédica e saiba mais.
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