Panorama: A Azul tem caixa para aguentar crise do coronavírus, diz Neeleman


André Jankavski do CNN Brasil Business, em São Paulo
18 de março de 2020 às 18:17 | Atualizado 18 de março de 2020 às 18:56
Entrevista com o presidente do conselho de administração da Azul Linhas Aéreas

Panorama CNN Brasil Business entrevista o presidente do conselho de administração da Azul, David Neeleman

Foto: Reprodução/CNN Brasil

O Panorama CNN Brasil Business recebeu nesta quarta-feira (18) o presidente do conselho de administração da Azul Linhas Aéreas, David Neeleman. Na conversa, o fundador da companhia aérea, e dono de 5,8% da companhia aérea, comenta sobre os momentos turbulentos pela qual passam a Azul. Mesmo assim, Neeleman garante que a empresa tem caixa suficiente para garantir a funcionalidade "por bastante tempo" e que irá preservá-lo.

Mesmo assim, os investidores ainda estão temerosos com o futuro da companhia. Somente no último mês, a empresa perdeu cerca de 82% do seu valor de mercado. Hoje, a empresa vale cerca de R$ 3,7 bilhões.

Para mostrar ao mercado que a companhia está reagindo, Neeleman afirmou que há arevisão de investimentos e também conversa com os empregados para reduções de salários. Segundo o executivo, eles mesmos se mostraram abertos para esse tipo de discussão e que demissões ainda não são estudadas. 

A Azul está revisando toda a sua operação. A empresa está reduzindo a sua capacidade de 20% a 25% em março e entre 35% e 50% em abril e nos meses posteriores. 

Neeleman também destacou que o mercado e a imprensa estão superdimensionando a crise. Ele pede "dados e fatos" para entender realmente quão grave é a pandemia. Segundo ele, as pessoas mais velhas que deveriam se isolar para o cuidado. Do restante, a vida deveria ser normal.

Abaixo, confira a entrevista na íntegra: