Carteira Inteligente: como cuidar das finanças em tempos de coronavírus


Do CNN Brasil Business, em São Paulo
07 de abril de 2020 às 20:10 | Atualizado 08 de abril de 2020 às 11:33

O novo coronavírus apareceu e em poucos meses impactou profundamente o planeta inteiro. E se, no início, muitos esperavam apenas estragos isolados na China, a COVID-19 mostrou o seu poder ao paralisar praticamente toda a economia mundial.

O Brasil não saiu incólume dessa situação. Por aqui, muitas pessoas já começam a perder empregos ou ter redução na renda. Aí fica a dúvida: como administrar o dinheiro em momentos tão difíceis? Para falar sobre isso, o Carteira Inteligente convidou o professor de finanças do Insper, Michael Viriato, e a apresentadora e criadora do canal “Me Poupe!”, Nathália Arcuri.

“A água não pode bater na bunda. Temos que fazer uma faxina financeira, ver pacotes de internet, planos de academia que não vamos, entre outros”, diz Arcuri. “Também não podemos tomar aqueles créditos ruins, como o cheque especial ou entrar no rotativo do cartão de crédito.”

O professor Viriato concorda e acredita que as pessoas precisam, neste momento, observarem as suas vidas como se fossem empresas. É necessário, por exemplo, observar o fluxo de caixa da sua vida financeira, segundo o especialista. “Nas empresas que trabalhamos, todos sabemos o quanto é importante economizar e organizar todos os gastos. Então, precisamos levar essa disciplina para dentro de casa.”

Para entender melhor como cuidar da sua vida financeira a partir de agora, confira o episódio desta semana do Carteira Inteligente, comandado por Fernando Nakagawa, diretor do CNN Brasil Business. 

Ou, se preferir, você pode ouvir o programa inteiro em formato de podcast.