20 cursos gratuitos da bolsa de valores para começar a investir sem sair de casa


Do CNN Brasil Business
12 de abril de 2020 às 08:14 | Atualizado 10 de setembro de 2020 às 19:18
Homem analisa planilha com dados (investimento, cursos)

Cursos da B3: conteúdo aborda desde conceitos básicos como os efeitos da inflação nas aplicações até como operar com derivativos

Foto: Adeolu Eletu/Unsplash

A queda consistente dos juros no Brasil provocou uma corrida recorde de investidores à bolsa nos últimos anos. Em busca de ganhos maiores do que os da renda fixa, 2,2 milhões de pessoas físicas operam hoje na B3, contra 813 mil ao fim de 2018. 

E se o intenso sobe e desce das cotações por conta da pandemia do novo coronavírus assusta esse público novato, a boa notícia é que a própria B3 oferece online dezenas de cursos para entender o mercado e se preparar antes de investir.

O conteúdo é gratuito e aborda desde conceitos básicos como os efeitos da inflação nas aplicações até como operar com derivativos. O material inclui ainda informações sobre renda fixa.

LEI TAMBÉM: 10 instituições com cursos gratuitos para alavancar suas finanças na quarentena

Veja abaixo os principais cursos disponíveis, separados por categoria:

Renda variável

Ações

Uma apostila com um guia básico sobre o que é o mercado acionário, o que significa investir em ações, como fazer isso e os riscos envolvidos. O curso explica as formas de lucrar com uma ação (por meio dos dividendos e da venda do papel) e como calcular os ganhos líquidos, ou seja após os impostos.

IPO

Um complemento ao curso de ações, com o passo a passo detalhado de como funciona o processo de oferta pública

ETF 

Um guia em texto sobre o que são os Exchange Traded Funds (ETFs), os fundos que replicam índices de ações. O curso ensina a investir nesses fundos, explica a tributação aplicada e os riscos envolvidos, e aponta para qual perfil de investidor eles são indicados.

FII

Para quem quer aprender a aplicar em Fundos de Investimento Imobiliário. O curso explica o que são esses produtos, como eles remuneram o investidor, como negociar as cotas, qual a tributação e riscos envolvidos.

Renda fixa


Conceitos fundamentais - Como e onde investir?

Como o próprio nome indica, o vídeo de 3 minutos traz uma explicação básica sobre o que são os produtos de renda fixa e os dois tipos de remuneração que eles oferecem (prefixada e pós-fixada), além do que considerar antes de investir neles. 

Conceitos fundamentais - O que considerar ao investir?

Um guia em texto para ajudar o investidor a entender qual o seu perfil e o que busca com o investimento. Cita diferentes tipos de investimento em renda fixa (tanto títulos privados quanto públicos) e explica as taxações que incidem sobre cada um deles.

Conceitos fundamentais - O valor do dinheiro no tempo

Uma explicação extensa do que é a inflação e de porque a alta generalizada de preços deve ser considerada ao calcular a remuneração de um investimento, expondo a diferença entre taxa de juros nominal e real. Em texto.

Conceitos fundamentais - Tabela comparativa de títulos

Uma tabela completa sobre os mais diversos investimentos em renda fixa. Quais são os títulos, se são públicos ou privados, qual a remuneração oferecida, o risco, a taxação, e as vantagens e desvantagens de cada um.

Títulos Públicos

Um vídeo de 4 minutos com explicações básicas sobre como investir em títulos públicos por meio da plataforma Tesouro Direto. O guia explica o que são os títulos, como eles remuneram, diferencia os de longo e de curto prazo de uma forma geral, mas não traz exemplos específicos sobre cada um deles.


Títulos privados - CDB

Um vídeo de quase 3 minutos com explicações básicas sobre o que é o Certificado de Depósito Bancário, que tipo de rendimento ele oferece (prefixado e pós-fixado), quais são os prazos de retorno, qual a tributação e também os riscos envolvidos.

Títulos privados - LCI e LCA

Um vídeo de 3 minutos com informações básicas sobre como funcionam as Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio, aplicações incentivadas e isentas de Imposto de Renda. O conteúdo aborda os riscos envolvidos, qual remuneração eles oferecem e traz uma breve comparação com os CDBs (que são taxados, ao contrário das LCIs e LCAs).

Fundo DI

Um vídeo de pouco de mais de 3 minutos sobre o que é e como funciona o Fundo Referenciado DI. Uma explicação didática sobre o que são as cotas e como são administradas. Aborda a remuneração e como os fundos DI são taxados.

ETF de renda fixa

Um guia básico em texto sobre o que são os fundos que replicam índices de renda fixa

FDIC

Um guia simplificado em texto sobre o que são os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios

Derivativos

Conceitos fundamentais - O que é um derivativo?

Explicação simplificada em texto sobre o que são os derivativos, contratos cujo valor deriva de outro ativo.

Mercado a termo

Guia detalhado de como funciona o mercado de derivativos a termo. Explica o conceito, como é feita a liquidação desse ativo, como acontece a negociação nos mercados de balcão e bolsa, quais os contratos existentes e os custos.

Futuro

Uma cartilha que explica como funciona o mercado futuro e todas as suas estratégicas de negociação. Com encartes específicos sobre o futuro de ações, o Micro S&P 500 (contrato que permite negociar a expectativa de preço futuro para as ações do índice S&P 500), o futuro de moedas (em vídeo) e o futuro DI (em inglês). 

Opções

Três materiais específicos que destrincham o mercado de opções. Uma série de série de 3 vídeos sobre opções flexíveis que inclui uma introdução ao mercado de derivativos, aprofunda sobre as funcionalidades das opções e a importância do hegde; uma cartilha com explicação detalhada sobre o funcionamento dos mini contratos de dólar; e outro vídeo sobre opções de VTF, ou Operações Estruturadas de Volatilidade Taxa de Juros Forward.

COE

Cartilha explicativa sobre o Certificado de Operações Estruturadas (COE): como funciona, quais as opções disponíveis no mercado e a tributação.

Commodity

Cartilha extensa sobre o funcionamento do mercado de commodities e dos derivativos agropecuários (desde a liquidação até a forma de operar nos mercados a termo e futuro). Com conteúdos específicos sobre uso dos contratos futuros como instrumento de proteção (hedge) para milho, boi e soja (este último em vídeo).