Top 5: os melhores e piores investimentos em tempos de pandemia


Do CNN Brasil Business, em São Paulo
11 de maio de 2020 às 09:23

O mês de abril deu uma sensação de calmaria ao mercado financeiro após pregões marcados pelo pânico no primeiro trimestre. Ainda está na mente de diversos investidores os seis circuit breakers ocorridos em março, por exemplo. Mas já é possível ver a luz no fim do túnel, ainda mais com a pandemia do novo coronavírus ainda crescendo no Brasil?

Ainda é difícil dizer. Mas há oportunidades. Não à toa, o investimento com maior retorno no em abril foi exatamente o ouro, que é um ativo considerado mais seguro, especialmente em momentos turbulentos como o atual. Quem investiu nele teve um retorno de 11,9%. Porém, a bolsa não ficou muito para trás: no mesmo período, o Índice Bovespa, que reúne as principais ações da B3, teve alta de 10,2%. O terceiro lugar no pódio ficou com o dólar e sua valorização de 4,3%.

Ainda há outras oportunidades e o Carteira Inteligente dessa semana listou os melhores e os piores investimentos em tempos de pandemia. Sim, já há motivos para otimismo. 

“Houve um achatamento da curva do vírus em alguns países importantes, então começou a ser possível ver o fundo do poço em termos de economia”, diz Damont Carvalho, gestor de fundos de macro da corretora Claritas Investimentos. “Além disso, a atuação de bancos centrais em todo mundo ajudou a trazer um otimismo maior.”

Confira os últimos episódios do Carteira Inteligente:

Os melhores investimentos para não perder dinheiro com o coronavirus
Armadilhas e oportunidades de negócios na pandemia
É hora de comprar um imóvel em meio à pandemia?

Além do otimismo, houve uma volta da racionalidade, segundo Rafael Panonko, analista-chefe da Toro Corretora. Mas ainda impera o cuidado – não à toa, o ouro foi o ativo que mais se valorizou.

“O mês de abril foi um movimento de correção da queda ocorrida em março. O pânico tomou conta e houve uma irracionalidade por parte do mercado”, diz Panonko.

Para saber mais dos principais investimentos para o seu dinheiro e onde estão as maiores oportunidades, confira o novo episódio do Carteira Inteligente, comandado pelo diretor do CNN Brasil Business, Fernando Nakagawa, também disponível na versão em podcast.