Dia dos namorados: preço de cestas especiais tem variação de 425%, diz Procon

Levantamento do Procon de Palmas mostrou que itens especiais para a data tiveram o valor inflado. Saiba como evitar situações como essa

do CNN Brasil Business, em São Paulo
12 de junho de 2020 às 13:44
Caixa de presente do dia dos namorados
Presente do dia dos namorados: levantamento do Procon Municipal de Palmas mostrou preços inflacionados em cestas especiais 
Foto: Miroslava/Unsplash

A pandemia do novo coronavírus tem digitalizado, cada vez mais, os hábitos de consumo das pessoas. Com o comércio ainda em processo de reabertura, as compras para o dia dos namorados deste ano teve de ser, em sua grande maioria, online. Mais que derrubar as vendas para o período, já que 86% dos micro, pequenos e médio empresários do país esperam queda no consumo para a data, o 'novo normal' proporcionado pela Covid-19 também inflacionou os valores dos produtos comercializados online. 

É o que mostra um levantamento do Procon Municipal de Palmas, no Tocatins. Segundo a instituição, itens como cestas especiais apresentaram uma variação de preço de 425% de um estabelecimento para outro. Isso porque, enquanto um local comercializava a cesta por R$ 40, outro vendia um item muito semelhante por R$ 350. 

O órgão também encontrou ampla variação de valores em jantares, vinhos e frascos de perfume. No caso das garrafas de vinho, garrafas de 750 ml apresentavam preços de R$ 13,99 e R$ 114,99 na capital. 

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Além dos valores inflacionados, o Procon também alerta para as fraudes e atrasos em entregas. Em nota, Valéria Morais, superintentende da instituição, reforça a importância de checar a procedência e referência da empresa online. "O consumidor deve verificar se o site que está vendendo o produto possui um endereço comercial físico informado na página virtual", diz Valéria. Em caso de dúvida, a executiva aconselha que a compra não seja efetuada.

Conheça os seus direitos 

Datas comemorativas, como o dia dos namorados, acendem o alerta do consumidor. Casos como não cumprimento da oferta, atraso nas entregas ou preços inflacionados podem – e devem – ser contestados. 

Em sua conta no Twitter, o Procon-SP afirmou que, caso o estabelecimento não cumpra com a oferta prometida, o consumidor pode exigir o desconto apresentando a publicidade em questão; aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente ao desejado; rescindir o contrato e pedir o dinheiro de volta. 

Para mais informações sobre o direito do consumidor, é possível acessar o Código de Defesa do Consumidor

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