Confiança da indústria tem 3ª alta seguida, mas continua abaixo do esperado

O ICEI segue abaixo dos 50 pontos, nível que indica o retorno da confiança dos empresários do setor industrial

Anna Russi, do CNN Brasil Business
10 de julho de 2020 às 11:29 | Atualizado 10 de julho de 2020 às 11:34
Montadora: de acordo com a CNI, confiança dos empresários do setor industrial segue baixa após impactos da pandemia 
Foto: Nacho Doce/Reuters

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) da Confederação Nacional da Indústria (CNI) voltou a avançar em julho, sinalizando movimento de recuperação no setor. No terceiro mês de melhora, o ICEI alcançou os 47,6 pontos. 

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pela CNI. Apesar da recuperação contínua, o ICEI segue abaixo dos 50 pontos, nível que indica o retorno da confiança dos empresários do setor industrial. 

De março para abril, mês mais impactado pela crise econômica causada pela pandemia da Covid-19, o indicador despencou de 60,3 pontos para 34,5 pontos, no menor patamar do ano.  

Leia também:
Indústria cresce 7,0% em maio, mas segue no 2º patamar mais baixo da história
Faturamento real na indústria sobe 11,4% em maio ante abril, diz CNI

De acordo com a CNI, a recuperação é explicada, principalmente, pelas expectativas para os próximos seis meses. "O Índice de Expectativas, componente do ICEI, subiu 6,2 pontos e alcançou 54,1 pontos, ou seja acima dos 50 pontos, que divide expectativas pessimistas e otimistas", informa o estudo. 

“O início da reabertura das atividades econômicas na maioria das cidades brasileiras tem alimentado as expectativas de recuperação da economia, embora a atividade industrial continue desacelerada”, destacou o gerente-executivo de Economia da CNI, Renato da Fonseca.

Por outro lado, na percepção dos empresários industriais, a situação econômica atual continua pior que a dos últimos seis meses, com o Índice de Condições Atuais em 34,5 pontos. 

A pesquisa entrevistou 1.331 empresas entre os dias 1º e 7 de julho. Do total 529 eram companhias de pequeno porte, 503 de médio porte e 299 de grande porte.

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook