UE chega a acordo histórico por fundo de recuperação de 750 bilhões de euros

Pacote de retomada econômica após a pandemia de Covid-19 vem acompanhado da aprovação de um orçamento geral de mais 1,1 trilhão de euros entre 2021 e 2027

James Frater, da CNN
21 de julho de 2020 às 01:30 | Atualizado 21 de julho de 2020 às 22:37

Após cinco dias de discussões, os líderes da União Europeia chegaram a um acordo histórico de 750 bilhões de euros para financiar a recuperação do bloco pela crise do novo coronavírus.

Leia também:
Câmara aprova suspensão de pagamentos do Minha Casa, Minha Vida por 180 dias

Ao anunciar o acordo nas mídias sociais, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, simplesmente disse: "acordo!". A decisão foi tomada em conjunto pelos líderes dos 27 países do bloco.

O presidente francês Emmanuel Macron considerou o evento como um "dia histórico para a Europa".

O pacote, que será usado para ajudar os países mais afetados pelo vírus, vem acompanhado de um acordo sobre o orçamento geral da UE. À parte do valor do pacote de estímulo, foi aprovado o valor de orçamento comum de 1,1 trilhão de euros para o período 2021-2017 (ou 1,8 trihão de euros considerando o pacote de estímulos).

Em resposta à cúpula de Bruxelas, a primeira-ministra belga Sophie Wilmes disse que a União Europeia "nunca havia decidido investir tão ambiciosamente no futuro".

(Com informações de John Chalmers, da Reuters)