SP quer recuperar turismo no 1º semestre de 2021, diz secretário

Secretário defendeu que 'a melhoria dos protocolos ajuda a ter segurança para recuperação da economia', mas destacou que ainda 'não estamos no 'novo normal''

Da CNN
24 de julho de 2020 às 10:14 | Atualizado 24 de julho de 2020 às 10:17

O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, afirmou à CNN, nesta sexta-feira (24), que a perspectiva é recuperar o setor já no primeiro semestre de 2021.

"O setor cresceu 5,3% do ano passado. Foi o maior crescimento histórico e gerou 50 mil empregos em 2019. Fizemos grandes campanhas e o turismo tende a voltar forte, mas dessa forma [com protocolos]", avaliou ele.

Lummertz defendeu que "a melhoria dos protocolos ajuda a ter segurança para recuperação da economia", mas destacou que ainda "não estamos no 'novo normal'".

Leia também:

Retomada do turismo: conheça os destinos nacionais preferidos
Turismo paulista terá prejuízo de R$ 15 bilhões, diz governo

"É uma construção. Cada dia tem uma novidade e uma adaptação. Mas o prejuízo em eventos ao longo do ano vai depender do comportamento da pandemia", acrescentou.

Para o carnaval, que ainda não teve a realização ou cancelamento definidos na capital paulista, o secretário analisou que há duas variáveis envolvidas: o distância do evento e o tempo de preparação. 

Diante disso, ele avaliou que esse cenário é "mais difícil de prever". "Temos alguma coisa em desenvolvimento nessa medida do tempo, para chegar às condições ideais para fazer um bom carnaval, que é um grande evento para o turismo – maior do que o Revéillon para a economia de São Paulo", finalizou.