Potenciais compradores do TikTok avaliam 4 opções para retomar negociações


Echo Wang, Greg Roumeliotis e Krystal Hu
02 de setembro de 2020 às 17:02
TikTok

 

Foto: Reuters/Dado Ruvic

Os potenciais compradores do TikTok estão discutindo quatro maneiras de estruturar uma aquisição com sua proprietária chinesa ByteDance, que inclui a compra de suas operações nos Estados Unidos sem a inclusão de softwares importantes, depois que Pequim paralisou um negócio que poderia valer US$ 30 bilhões, disseram fontes. 

A ByteDance pretendia escolher um comprador para os ativos do TikTok até esta semana para finalizar um acordo até meados de setembro.

Na semana passada, Pequim atualizou suas regras de controle de exportações para restringir a venda de tecnologia do país, como a utilizada pelo TikTok para recomendar vídeos para os usuários, levantando questões sobre se isso vetaria a venda do aplicativo e dando aos potenciais compradores Microsoft e Oracle mais tempo para pensar.

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A ByteDance e os interessados nos ativos do TikTok estão agora discutindo quatro maneiras de estruturar o negócio, disseram as fontes. Não ficou claro se alguma das opções será seguida.

Uma possibilidade em discussão é vender o TikTok sem o algoritmo que utiliza para fazer recomendações aos usuários. Embora isso contornasse as regras de controle de exportação da China, representaria uma aposta significativa para a Microsoft e a Oracle, que teriam de encontrar um substituto rapidamente.

Outra opção é negociar um período de transição de até um ano com o Comitê de Investimento Estrangeiro dos Estados Unidos (CFIUS), que supervisiona as negociações, disseram as fontes. Não está claro, porém, se as novas regras da China permitiriam isso dentro do prazo exigido.

Uma terceira opção é buscar a aprovação da China para passar o algoritmo do TikTok ao comprador de seus ativos nos EUA, disseram as fontes. Isso amplificaria o risco geopolítico, dado o agravamento das relações entre as duas maiores economias do mundo.

O quarto cenário envolve o licenciamento do algoritmo da ByteDance para o comprador, disseram as fontes. No entanto, isso pode preocupar a CFIUS, que deseja que a ByteDance renuncie a qualquer relacionamento que tenha com o TikTok nos Estados Unidos.

ByteDance, Microsoft e Oracle não quiseram comentar. A Casa Branca, a CFIUS e o Departamento de Comércio da China não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

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