Onde estão as oportunidades – e as furadas – para investir em ações do varejo


Do CNN Brasil Business, em São Paulo
14 de setembro de 2020 às 07:00 | Atualizado 14 de setembro de 2020 às 13:57
Podcast O que eu faço

CNN tem podcast para tirar dúvidas sobre investimentos em tempos de crise

Foto: Divulgação

Diante da pandemia de Covid-19, o varejo vive meses intensos. Fechamento de lojas, digitalização rápida e impacto no consumo estiveram em pauta nos últimos meses no setor. O mercado acompanha de perto a reação de cada competidor no mercado, de olho principalmente nos balanços divulgados recentemente no segundo trimestre. 

Este é um setor com presença relevante no mercado de ações. E mais papéis de varejistas devem chegar à B3 nos próximos meses. Empresas como Havan, Enjoei e Wine estão na fila do IPO.

Por isso, os investidores olham para o varejo em busca de boas oportunidades. E elas existem. Ruben Couto, analista de Varejo do Santander, falou ao podcast "O que eu faço?" sobre os segmentos que podem ser uma boa aposta, e onde não vale a pena investir agora. “As empresas não estão tão mal quanto esperávamos, mas o desempenho do setor é disperso”, afirma. 

Leia também:
C&A, Hering, Riachuelo: a salvação do varejo de vestuário está no marketplace?
AB Inbev muda de presidente: o modelo de gestão de Lemann e da 3G está em xeque?

Em alguns setores, o comportamento das empresas segue uma tendência similar, como é o caso de bancos e companhias aéreas, por exemplo. Não é o caso, porém, do varejo, que é um setor extremamente fragmentado. 

Para começar uma análise em busca de boas oportunidades, é preciso separar varejistas que vendem em lojas físicas dos que usam as lojas online. Só essa divisão já nos dá informações importantes, como o fato de o varejo tradicional ter queda média de 23% no valor das ações desde o começo do ano. As empresas que vendem online, por outro lado, cresceram aproximadamente 50%. 

Depois, é importante analisar o momento de cada segmento. Couto deu recomendações de compra em segmentos como e-commerce e supermercados. O momento do varejo de moda, porém, não anima. 

Ouça o novo episódio do podcast “O que eu faço?”, apresentado por Fernando Nakagawa, diretor do CNN Brasil Business e Natália Flach, editora do CNN Brasil Business, para conhecer todas as recomendações de Ruben Couto para ações do setor varejista. 

Clique aqui e siga a página do CNN Brasil Business no Facebook