Exportação de minério de ferro do Brasil aumenta quase 20% em setembro


Reuters
01 de outubro de 2020 às 16:24
Navio carregado com minério de ferro em São Luís

Minério tipo exportação: ao todo, foram despachadas 37,86 milhões de toneladas

Foto: Paulo Whitaker/Reuters

As exportações brasileiras de minério de ferro avançaram 18,5% em setembro em relação ao mesmo período do ano anterior, para 37,86 milhões de toneladas, em período em que a Vale previu aumentar o ritmo de produção, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta quinta-feira (1).

Já o café verde registrou alta de 18% nas vendas externas do mês passado, para 221 mil toneladas --equivalente a 3,68 milhões de sacas de 60 kg, com a colheita de uma grande safra virtualmente finalizada.

Leia também:
Vale atrasa reparações pós-acidentes e cobranças podem endurecer, diz MPF
Minério de ferro desaba com aumento na oferta compensando otimismo com demanda

Os embarques de milho atingiram 6,6 milhões de toneladas em setembro ante 6,44 milhões um ano antes, com o aumento na disponibilidade do grão para exportação, após a colheita da segunda safra no país.

Já o açúcar marcou um salto para 3,62 milhões de toneladas ante 1,71 milhão em setembro do ano passado, aproximando-se do maior volume exportado na história.

Até o momento, o recorde mensal de açúcar embarcado pelo país foi de 3,93 milhões de toneladas, em outubro de 2012, de acordo com Secex.

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook