Mário Lanznaster, presidente da Aurora Alimentos, morre aos 80 anos


Murilo Ferrari, da CNN, em São Paulo
18 de outubro de 2020 às 09:20
Mário Lanznaster, presidente da Aurora Alimentos, morreu aos 80 anos

Mário Lanznaster, presidente da Aurora Alimentos, morreu neste domingo (18), aos 80 anos

Foto: Divulgação/Aurora Alimentos

O empresário Mário Lanznaster, presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, morreu neste domingo (18), aos 80 anos, na cidade de Chapecó, em Santa Catarina.

Apesar do quadro delicado de saúde desde 2018, em razão de um tumor no fígado, Lanznaster trabalhou normalmente até o domingo (11), quando foi internado em um hospital da cidade.

Em nota, a empresa afirmou que o empresário será velado no Ginásio de Esportes da unidade Frigorífico Aurora Chapecó II, no bairro Saic, a partir do meio dia deste domingo. O enterro será no Cemitério Jardim do Éden.

Trajetória

Mário Lanznaster nasceu em 30 de junho de 1940 no município de Presidente Getúlio, em Santa Catarina. Casou-se com Edirce com quem teve quatro filhos: Márcia, Fabiano, Fernando e Juliana.

Suinocultor há 40 anos e produtor de milho, feijão, soja e trigo desde 1984, era graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Foi vice-presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) e presidente da Sociedade Amigos de Chapecó (SAC), entre outros cargos comunitários.

Era vice-presidente para assuntos estratégicos do agronegócio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

Em outubro de 2002 assumiu a vice-presidência da Cooperativa Central Aurora e, em 2007, a presidência, onde estava em seu quarto mandato.

Antes, presidiu a Cooperativa Agroindustrial Alfa de 1997 a 2009 – por dois anos, de 2007 a 2009, exerceu simultaneamente as presidências da Aurora e da Alfa.