Morreu, mas parece que voltou: ideia da nova CPMF é ressuscitada por Guedes

“Quando nós falamos em desonerar a folha de pagamentos, nós precisamos de uma forma de financiamento dessa desoneração", justificou Guedes

Fernando Nakagawa
Por Fernando Nakagawa, CNN  
13 de novembro de 2020 às 07:09
Capa do podcast Abertura de Mercado
Foto: CNN Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, deu uma declaração que chamou atenção do mercado financeiro. Nesta quinta, Guedes disse que o Auxílio Emergencial pode ser prorrogado em 2021, caso haja nova onda de Covid-19. 

Essa nova fase do auxílio emergencial, no entanto, deverá ter valor menor que os R$ 600 originalmente pagos pelo governo federal e até menor que o atual patamar de R$ 300 que vigora desde setembro. 

Leia também:
Mercado Livre abre 5 centros logísticos para expandir entregas em dois dias
O Disney+ parecia o futuro da Disney, mas a Covid-19 o tornou salvação

Outra declaração dada pelo ministro em um evento organizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) ganhou manchete nos noticiários. Desta vez, a fala foi sobre a recriação de um imposto sobre transações financeiras, algo que ele mesmo disse, há poucos dias, que estava morto. 

“Quando nós falamos em desonerar a folha de pagamentos, nós precisamos de uma forma de financiamento dessa desoneração. Aí, então, falamos na contribuição sobre transações, principalmente as digitais”, justificou Guedes. 

Outro assunto do podcast “Abertura de Mercado” é o início da operação do Pix, na segunda-feira (16). 

Segundo o Banco Central, já são 68,5 milhões de chaves cadastradas no sistema. São 30,7 milhões de usuários cadastrados – pessoas físicas ou empresas. Ou seja, cada um tem uma média de poucos mais de duas chaves cadastradas. 

No e-commerce, as empresas correm para entregar os produtos em dois dias. O principal duelo é entre a Amazon e o Mercado Livre. 

Nesta semana, a empresa de Jeff Bezos anunciou a abertura de três novos centros de distribuição no Brasil. Ontem, o Mercado Livre anunciou a abertura de cinco centros logísticos – um já está em operação, na cidade de Cajamar, na Grande São Paulo. 

Em outra guerra, a do streaming, a Disney surpreendeu o mercado ao anunciar que seu serviço já contava com 73,7 milhões de assinantes no dia 3 de outubro. O número representa aumento de 23% em apenas dois meses. 

Além do Disney+, há outros 47 milhões de assinantes de outros serviços da empresa, como o ESPN+ e o Hulu.

O Disney+ chega ao Brasil na próxima terça-feira para concorrer com Netflix, Amazon Prime, HBO GO, Apple TV Plus e Globoplay. 

Na agenda desta sexta-feira, o Banco Central divulga, às 9h, o IBC-BR (Índice de Atividade Econômica do Banco Central). O indicador mede o ritmo da economia brasileira mensalmente. O número divulgado hoje se refere à atividade de setembro. 

Economistas ouvidos pela Refinitiv esperam expansão de 1% na comparação com agosto. 

No cenário corporativo, mais balanços do terceiro trimestre. Hoje, Cemig, Cogna, Cosan, Equatorial, Le Lis Blanc e Ser Educacional divulgam resultados. 

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook