As companhias aéreas mais seguras para voar em 2021

Em 2021, o site de avaliação de produtos e segurança de companhias aéreas concedeu à companhia aérea australiana Qantas o primeiro lugar

Francesca Street, CNN
05 de janeiro de 2021 às 05:13
A operadora australiana Qantas ocupa o primeiro lugar.
A companhia aérea mais segura do mundo: AirlineRatings.com destacou as 20 companhias aéreas que considera as mais seguras do mundo. A operadora australiana Qantas ocupa o primeiro lugar.
Foto: Cortesia de AirlingRatings.com

O ano de 2020 pode ter contado muito menos aviões nos céus, mas se você está pensando em viagens no futuro, deve dar atenção às últimas classificações das companhias aéreas mais seguras do mundo feitas pelo site AirlineRatings.com ao longo do ano.

O site mantém dados sobre 385 companhias aéreas de todo o mundo e mede fatores que incluem registros de acidentes e acidentes graves das companhias aéreas, e idade de suas aeronaves.

Leia também:
Onde está Jack Ma? Magnata fica em silêncio enquanto a China endurece regras
Aviões presidenciais: conheça os modelos usados pelos principais governos

“O desafio deste ano se relacionou ao número de companhias aéreas que estavam voando, embora nossas 20 companhias aéreas mais seguras tenham continuado a voar ou tenham feito interrupções muito limitadas”, detalhou o editor-chefe do AirlineRatings, Geoffrey Thomas, para a CNN Travel.

Em 2021, o site de avaliação de produtos e segurança de companhias aéreas concedeu à companhia aérea australiana Qantas o primeiro lugar.

O AirlineRatings destacou o compromisso da Qantas com a reciclagem dos pilotos antes de um retorno ao serviço após o tempo parado durante a pandemia. Segundo o site, um piloto de 737 da Qantas deve passar por um curso de seis dias antes de retornar aos céus, incluindo um dia focado no bem-estar.

Série de vitórias

A Qantas chegou às manchetes em 2020 por colocar no ar em um voo – esgotado – pa

A Qantas chegou às manchetes em 2020 por colocar no ar em um voo – esgotado – para lugar nenhum

Foto: Cortesia Qantas

A Qantas deteve o título de companhia aérea mais segura do mundo de 2014 a 2017. Em 2018, o AirlineRatings disse não conseguiu encontrar um vencedor claro e escolheu classificar os 20 primeiros igualmente, mas mais uma vez em 2019 e 2020 a Qantas foi coroada a companhia aérea mais segura do mundo.

Em algumas ocasiões anteriores, o AirlineRatings escolheu seu vencedor e, em seguida, listou o restante das principais companhias aéreas em ordem alfabética.

Mas, para 2021, o site classificou cada uma das 20 principais companhias aéreas em ordem numérica. A Qatar Airways ocupa o segundo lugar, enquanto a Air New Zealand, Singapore Airlines e Emirates completam as cinco primeiras posições.

A Qatar Airways é a número dois na lista AirlineRatings.com.
A Qatar Airways é a número dois na lista AirlineRatings.com.
Foto: Cortesia de AirlineRatings.com

Thomas disse à CNN Travel que o sistema de classificação foi ligeiramente ajustado este ano para permitir uma maior precisão.

“Nos últimos dois anos, tomamos conhecimento de que algumas companhias aéreas, que passaram por auditorias de segurança semestrais, não estavam no seguindo no dia a dia as disciplinas operacionais exigidas pelos auditores”, detalhou Thomas.

Além disso, segundo Thomas, o site investigou fraudes de licenças de piloto de companhias aéreas e alegações de suborno.

Como resultado, eles decidiram fazer uma auditoria de cinco anos de graves incidentes de segurança para reduzir os 20 primeiros.

“Acidentes e incidentes representam cinco de nossa classificação de sete estrelas, com auditorias sendo responsáveis pela sexta e a conformidade da Covid-19 a estrela final para uma classificação máxima de sete estrelas", disse Thomas.

A Singapore Airlines está classificada em terceiro lugar na lista de 2021
A Singapore Airlines está classificada em terceiro lugar na lista de 2021
Foto: Cortesia de AirlineRatings.com

O editor acrescentou que os viajantes estão ainda mais focados na segurança das companhias aéreas após a pandemia.

“As pessoas estão levando isso a sério e nosso nível de investigação triplicou nos últimos seis meses em uma variedade de questões de segurança, não apenas a Covid-19”, disse Thomas.

Separadamente, o AirlineRatings também destacou as companhias aéreas de baixo custo mais seguras, listando as 10 principais em ordem alfabética. São elas: Air Arabia, Allegiant, EasyJet, Frontier, Jetstar Group, Jetblue, Ryanair, Vietjet, Westjet e Wizz Air.

Regras da Covid-19

O AirlineRatings.com elogiou a Emirates por apresentar o seguro saúde de Covid-1
O AirlineRatings.com elogiou a Emirates por apresentar o seguro saúde de Covid-19 e os kits de saúde para os passageiros.
Foto: Cortesia de AirlineRatings.com

O site também produziu um índice separado das 20 principais companhias aéreas em conformidade com normas da pandemia, listadas em ordem alfabética.

São elas: Air Baltic, Air New Zealand, Alaska Airlines, All Nippon Airways, AirAsia, British Airways, Cathay Pacific Airways, Delta Air Lines, Emirates, Etihad Airways, Eva Air, Japan Airlines, Jetblue, KLM, Korean Airlines, Lufthansa, Singapurr Airlines, Southwest, Qatar Airways e Westjet.

O site disse que essas companhias aéreas foram “além na proteção dos passageiros” em termos de Covid-19. Segundo Thomas, a Qatar Airways, por exemplo, tem fornecido protetores faciais, bem como máscaras, enquanto a Emirates lançou o seguro saúde Covid-19 e kit de saúde para passageiros.

As companhias aéreas mais seguras pelo AirlineRatings.com em 2021:

1. Qantas

2. Qatar Airways

3. Air New Zealand

4. Singapore Airlines

5. Emirates

6. EVA Air

7. Etihad Airways

8. Alaska Airlines

9. Cathay Pacific Airways

10. British Airways

11. Virgin Australia/Virgin Atlantic

12. Hawaiian Airlines

13. Southwest Airlines

14. Delta Air Lines

15. American Airlines

16. SAS

17. Finnair

18. Lufthansa

19. KLM

20. United Airlines

(Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook