Ações da Samsung saltam com otimismo para chips e lucro maior no 4° tri

As ações da Samsung chegaram a ter alta de 8,6%, em comparação com aumento de 3,9% no índice de referência

Joyce Lee e Heekyong Yang, da Reuters
08 de janeiro de 2021 às 11:30
Samsung
Logomarca na fachada de uma fábrica da Samsung no México (01.jun.2019)
Foto: Jorge Duenes/Reuters

As ações da Samsung Electronics subiram nesta sexta-feira (8) depois que a empresa informou que seu lucro operacional do quarto trimestre provavelmente cresceu 26%, com a pandemia de coronavírus impulsionando as vendas de chips e displays.

As ações da Samsung chegaram a ter alta de 8,6%, em comparação com aumento de 3,9% no índice de referência, devido a uma recuperação antes do esperado nos preços dos chips de memória, disseram analistas.

"Os preços dos chips Dram parecem estar se recuperando", disse Song Myung-sup, analista da HI Investment & Securities.

A estimativa de lucro de 9 trilhões de won (US$ 8,24 bilhões) da gigante sul-coreana para o trimestre encerrado em dezembro está em linha com previsão de analistas de 9,1 trilhões de won, segundo o Refinitiv SmartEstimate, apesar da fraqueza nas vendas de smartphones, dos custos de marketing e da valorização do won em relação ao dólar.

Leia também: 
Magazine Luiza tem preços menores durante queima de estoque? Veja a comparação
Boeing pagará US$ 2,5 bi para encerrar investigação sobre acidentes do 737 MAX
T-Cross destrona modelos da Jeep e é o SUV mais vendido de 2020

A previsão dos analistas foi reduzida de 9,5 trilhões de won no início da semana. Maior fornecedora mundial de chips de memória, a Samsung disse que a receita deve subir 1,9%, a 61 trilhões de won.

A empresa fornece apenas estimativas de receita trimestral e lucro operacional no relatório preliminar. Os dados definitivos serão divulgados no final deste mês.

Analistas aguardam uma atualização sobre um terremoto em Taiwan no mês passado que interrompeu brevemente a produção de chips de memória em fabricantes rivais de Dram. Enquanto a demanda geralmente aumenta em resposta a uma interrupção no fornecimento, o pesquisador TrendForce disse que o terremoto não parece ter causado nenhuma perda de capacidade tangível.

Analistas esperam que a Samsung reporte um salto nos envios de chips de memória no trimestre, na comparação sequencial, compensando os preços mais baixos.

Os preços devem se recuperar no trimestre atual, disseram analistas, à medida que clientes de data centers voltam a comprar chips, enquanto a demanda por smartphones 5G, notebooks, processadores gráficos e chips automotivos se recupera.

Fraqueza nos Smartphones

Por outro lado, a Samsung deve ter uma queda de 17,5% nas remessas de smartphones no trimestre, disse a Counterpoint Research, devido a uma base elevada de vendas aceleradas no trimestre anterior e à concorrência do novo iPhone 12 da Apple.

A Samsung deve lançar o novo modelo de seu principal smartphone na próxima semana. Isso seria mais cedo do que nos anos anteriores, estratégia que a Counterpoint diz que visa a preencher o vácuo deixado pela Huawei, perdendo fatia de mercado após restrições adotadas pelo governo dos EUA.

A valorização do won em relação ao dólar norte-americano também prejudicou os lucros. A maior parte dos lucros da Samsung é em dólares, mas os resultados são divulgados em won.