Vagas em tecnologia crescem até 671% em SP; veja as funções mais procuradas

Os cargos com as maiores altas foram cientista de dados (671%), desenvolvedor.NET (517%), devOps (460%), web developer (97%) e programador ADVPL (60%)

Washington Luiz, colaboração para o CNN Brasil Business
26 de janeiro de 2021 às 15:32 | Atualizado 16 de fevereiro de 2021 às 20:54

Mesmo com a pandemia, a abertura de vagas no setor de tecnologia cresceu no estado de São Paulo. Um levantamento feito pela Catho, empresa brasileira de classificados de emprego, revela que a abertura de oportunidades na área teve aumento de até 671% no ano passado em comparação com 2019.

De acordo com a pesquisa, os cargos com maiores crescimentos na oferta de vagas foram cientista de dados (671%), desenvolvedor.NET (517%), devOps (460%), web developer (97%) e programador ADVPL (60%).

 

Teclado de computador
Foto: Christian Wiediger / Unsplash

Esses resultados, segundo Eber Duarte, diretor de tecnologia da Catho, são reflexos da transformação digital pela qual diversas empresas se viram obrigadas a passar diante das medidas de restrição e isolamento.

"Nesta mudança para o digital, o profissional de tecnologia é imprescindível. É ele quem irá conduzir esse processo, que pode ser desde a criação de um site que irá permitir que lojas físicas se tornem e-commerces até a otimização e automação de processos internos que possibilitam a eficiência operacional das companhias”, diz. 

Ainda na avaliação do diretor, esse cenário é uma tendência e não deve mudar após a pandemia. Por isso, essas profissões são uma aposta para quem quer entrar no mercado de trabalho nos próximos anos. 

Confira abaixo as funções de quem trabalha nesses cargos: 

Cientista de dados:  profissional responsável por reunir, interpretar e comunicar toda informação relevante contida em toneladas de dados que as empresas armazenam, e dar a eles valor e relevância. É uma área que tem ganhado cada vez mais destaque, uma vez que é de interesse do negócio saber padrões de comportamento de seus clientes, produtos e serviços. 

Desenvolvedor.NET: quem trabalha nessa função fica responsável por planejar, codificar, depurar e testar sistemas utilizando a linguagem .NET. Ou seja, participa de todo o ciclo de desenvolvimento de websites e aplicações .NET.

DevOps: atua próximo ao time de desenvolvimento de softwares, ampliando o conhecimento dos desenvolvedores sobre infraestrutura. Na prática, é o profissional que trabalha construindo mecanismos que buscam trazer mais confiabilidade e qualidade para os sistemas.

Web Developer: realiza o desenvolvimento técnico e visual de páginas da internet e manutenção de sites, definindo linguagens, bancos de dados, armazenamento e atualização de informações, a fim de atender o volume de internautas e seu correto funcionamento.

Programador ADVPL: programa e desenvolve em sistema ADVPL, codifica e testa sistemas. Executa a manutenção dos sistemas, fazendo eventuais correções necessárias, visando atender às necessidades dos usuários. Desenvolve trabalhos de montagem, depuração e testes de programas, executando serviços de manutenção nos programas já desenvolvidos.