Aumento de casos de Covid-19 faz consumidor comprar menos bebidas alcoólicas

Pesquisa da Horus Consultoria revela alterações nas compras de supermercado diante da alta ou queda dos números da pandemia

Da CNN, em São Paulo
19 de fevereiro de 2021 às 12:47

 

O hábito de consumo nos supermercados muda conforme a curva de casos da Covid-19 aumenta ou diminui. É o que revela uma pesquisa da Horus Consultoria.

Em agosto de 2020, quando a curva de casos da doença estava em queda no Brasil, cada carrinho de compras tinha, em média, 7,3 bebidas alcoólicas. Com a alta do número de casos, o consumidor reduziu para 5,8 as bebidas alcoólicas por compra em janeiro de 2021.

O inverso aconteceu com os produtos de higiene pessoal e limpeza. Em agosto, foram registrados 5,9 itens dessa categoria por carrinho, enquanto, em janeiro, o consumidor preferiu reforçar os cuidados com a pandemia e adquiriu 7,9 itens de higiene.

Além do número de casos da Covid-19, a pesquisa destaca que a mudança na dinâmica das compras tem relação com o fim do auxílio emergencial, já que janeiro foi o primeiro mês sem esse pagamento e as pessoas optaram por itens essenciais.

Cerveja
Foto: Unsplash/Paloma A.

(Texto publicado por Natália Flach)