Confiança do consumidor sobe em fevereiro após 4 perdas consecutivas, diz FGV

O início da campanha de imunização contra a Covid-19 e a possibilidade de reedição do auxílio emergencial são os motivos para essa alta

Luana Maria Benedito,
Consumidores fazem compras em rua comercial do Rio de Janeiro
Consumidores fazem compras em rua comercial do Rio de Janeiro  • Foto: Ricardo Moraes/Reuters
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A confiança do consumidor brasileiro quebrou uma sequência de quatro perdas mensais consecutivas para registrar alta em fevereiro, refletindo o impacto do início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil e as perspectivas de mais auxílio emergencial para a população, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (24).

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou 2,2 pontos em fevereiro, a 78 pontos.

"O início da campanha de imunização contra a Covid-19 no país e a possibilidade de reedição do auxílio emergencial parecem ter reduzido o desânimo do consumidor em fevereiro", disse em nota a coordenadora das sondagens, Viviane Seda Bittencourt.

Mas ela alerta: "os níveis de confiança, no entanto, continuam baixos e a sustentação de uma tendência de alta dependerá de fatores como a velocidade da vacinação, da evolução dos números da pandemia no Brasil e, principalmente, da recuperação do mercado de trabalho (...)."

A FGV informou que, em fevereiro, houve melhora tanto da percepção dos consumidores sobre momento atual quanto das expectativas para os próximos meses.

O Índice de Situação Atual teve alta de 1,4 ponto, a 69,5 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) avançou 2,7 pontos, para leitura de 84,8.

Ainda assim, ambos seguem em um patamar desfavorável, segundo a FGV, abaixo da leitura de dezembro do ano passado.

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