Mais uma de Musk: bilionário produz música sobre ativo digital e coloca à venda

Fundador da Tesla decidiu entrar no mercado de NFT (token não fungível) com uma produção eletrônica; música ainda não teve seu preço revelado

Wesley Santana, colaboração para o CNN Brasil Business, em São Paulo
16 de março de 2021 às 16:03 | Atualizado 16 de março de 2021 às 16:11
Elon Musk. presidente-executivo da Tesla
Elon Musk. presidente-executivo da Tesla
Foto: REUTERS/Mike Blake/Foto de arquivo

 

Em mais um episódio de suas aventuras digitais, o empresário Elon Musk decidiu entrar no recente mercado de NFT (token não fungível). Nesta segunda-feira (15), ele anunciou a criação de uma faixa musical sobre o novo ativo digital e já comunicou sua venda, em NFT.

Em sua conta no Twitter, o bilionário publicou um vídeo da canção em inglês com pouco mais de 2 minutos. A música nada mais é do que um som eletrônico com uma repetição de várias palavras, como "for your vanity" (por sua vaidade) e "computers never sleep" (computadores nunca dormem). 

O CEO da Tesla não anunciou o preço da arte digital nem revelou o nome da composição. No entanto, há quem aposte que custe alguns milhões de dólares.

Foto: Reprodução

 

Entre seus seguidores, muitos levaram a sério e outros brincaram com a publicação de Musk. Alguns, inclusive, printaram a imagem da publicação e disseram que vendariam também como arte virtual.

Afinal, o que é NFT?

O novo tipo de ativo digital — conhecido como token não fungível (NFT, na sigla em inglês) — é uma espécie de autenticação baseada em blockchain. Esse processo permite que uma peça física ou virtual obtenha uma identificação individual e se torne única. 

O assunto ganhou evidência com o mundo das artes. No início de março, o colecionador de arte Pablo Rodriguez-Fraile, de Miami, vendeu um videoclipe de 10 segundos por US$ 36,8 milhões. Logo depois, uma obra de arte digital foi vendida por US$ 69 milhões em um leilão virtual. O arremate de “Everydays – The First 5000 Days” foi a transação mais cara neste formato até o momento.

Outro bilionário que está de olho no NFT é Jack Dorsey. O fundador do Twitter disse que pretende leiloar o primeiro tuíte da história por meio de NFT e doar o dinheiro para instituições de caridade.