Ações da Tesla podem subir 350% até 2025, diz analista

A Ark Invest, dirigida pela influente Cathie Wood, espera que as ações da Tesla atinjam pelo menos US$ 3.000 em quatro anos

Chris Isidore, do CNN Business*
23 de março de 2021 às 10:49 | Atualizado 23 de março de 2021 às 10:50
Tesla
Foto: Reuters/Brendan McDermid

As ações da Tesla despencaram nas últimas semanas, perdendo 26% de seu valor entre uma alta recorde no final de janeiro e seu preço de fechamento na sexta-feira. Mas pelo menos um analista vê tempos melhores à frente — muito, muito melhores.

A Ark Invest, dirigida pela influente Cathie Wood, espera que as ações da Tesla atinjam pelo menos US$ 3.000 em 2025. Isso é um aumento de mais de 350% em relação ao fechamento de sexta-feira — e mais do que o dobro da meta de preço de US $ 1.400 da própria Ark que estabeleceu no ano passado.

Na verdade, mesmo no pior cenário de "urso", Ark acha que as ações da Tesla têm um fundo absoluto de US $ 1.500 para 2025, escreveu a analista Tasha Keeney em uma nota na sexta-feira.

As ações da Tesla (TSLA) subiram mais de 6%, para US $ 697 no pregão do meio-dia de segunda-feira.

A Ark mudou sua meta de preço tão drasticamente desde o ano passado, escreveu Kenney, porque a empresa aumentou suas premissas quanto à capacidade da Tesla de usar seu capital com eficiência para financiar seus ambiciosos planos de crescimento. A Ark agora também está gerando ganhos que espera que a Tesla obtenha com a venda de seguros de automóveis para seus clientes em alguns estados.

Keeney também escreveu sobre um próximo serviço de sinalização "robo-táxi" que Musk prometeu, dizendo que Ark também agora acredita que há uma chance de 50% de que Tesla será capaz de atingir uma direção totalmente autônoma em 2025 - e que tal serviço adicionar $ 160 bilhões em lucros anuais até 2025.

Mas outros analistas que são críticos de Tesla foram rápidos em criticar a análise de Ark, dizendo que ela não levou em consideração o custo do crescimento que está projetando para Tesla.

"Parece que Ark acredita que a Tesla terá receitas de US $ 300 bilhões a US $ 700 bilhões em 2025 (contra US $ 31,5 bilhões em 2020), sem novas dívidas e sem emissão de ações", disse Gordon Johnson, da GLJ Research, e um crítico frequente. "Dado que todos estão falando sobre o preço-alvo da Ark, as suposições no modelo da Ark devem ser bastante examinadas. Quando fizemos um pouco ... surge uma imagem de um modelo potencialmente falho / mal informado, em nossa opinião."

As ações da Tesla têm enfrentado pressão devido ao aumento da concorrência. Montadoras estabelecidas, incluindo Volkswagen (VLKPF), General Motors (GM) e Ford (F) fizeram novos avanços em veículos elétricos.

Embora a Tesla seja a líder absoluta em vendas de veículos elétricos, com 500.000 carros vendidos no ano passado, a Volkswagen poderá em breve superar a Tesla. Enquanto isso, a GM está muito atrás da Tesla e da Volkswagen, mas estabeleceu uma meta de vender apenas veículos livres de emissões até 2035, e há indícios de que o novo Ford Mustang Mach-E está começando a ganhar parte do mercado da Tesla no Mercado dos EUA.

Em contraste com a perspectiva relativamente otimista de Ark, alguns críticos questionam se os veículos totalmente autônomos estão tão próximos quanto os proponentes acreditam.

Essas preocupações pesaram sobre as ações da Tesla nas últimas semanas. Após a corrida selvagem de 2020 em que as ações ganharam 743%, a Tesla caiu na maior parte dos últimos dois meses, caindo em território de mercado baixista.

No entanto, mesmo com esse declínio recente, a empresa é quase tão valiosa quanto a capitalização de mercado das seis maiores montadoras do mundo em vendas de veículos - combinada.

*Esta reportagem foi traduzida. Leia a original clicando aqui.