Opine: Criptomoedas são investimento do futuro ou há risco de bolha?

Confira a opinião de Stefano Sergole, sócio da Gestora Hashdex, e Isac Costa, professor do Ibmec, e diga se concorda ou discorda deles

Do CNN Brasil Business, em São Paulo
06 de abril de 2021 às 13:43
O Grande Debate - Investimentos
Foto: Arte/CNN

 

É fácil encontrar gente que diz ter ficado milionário com criptomoedas. Porém, também são comuns relatos de gente que perdeu muito dinheiro com a queda brusca e repentina das moedas digitais. E agora: devo investir em criptomoedas?

Veja as opiniões de Stefano Sergole, sócio da gestora Hashdex, e Isac Costa, professor do Ibmec, no programa "O Grande Debate — Investimentos" e diga se você concorda ou discorda.

"O investimento em criptmoedas permite participar do desenvolvimento de uma tecnologia de impacto, assim como os chips e a internet."

Stefano Sergole, sócio da gestora Hashdex

 

 

"Há riscos. É muito complexo entender esse mercado, afinal, é uma inovação, que tem muito potencial, mas também tem enormes chances de perdas de dinheiro. Por causa da volatilidade, não acho aconselhável para investidores de varejo."

Isac Costa, professor do Ibmec

 

 

"Uma forma de enxergar uma racionalidade nesse mercado é que há uma evolução no perfil do investidor. No início era quase um banco imobiliário de nerds, mas no fim de 2019 o mercado viu a entrada de investidores institucionais. Com isso, a volatilidade deve se comportar melhor."

Stefano Sergole, sócio da gestora Hashdex

 

 

"Talvez não exista racionalidade em nenhum mercado, mas o que torna o de criptomoedas peculiar é que difícil de identificar o que determina os preços dos ativos. Até para dizer se há uma bolha ou não teríamos que ter parâmetros para identificar qual é o preço justo do bitcoin, por exemplo. E até mesmo nós, que somos especialistas, temos dificuldades para estabelecer quais são esses fatores."

Isac Costa, professor do Ibmec

 

 (Texto publicado por Natália Flach)