'Vamos acabar com deserto digital no Brasil', diz Bolsonaro em 1ª ligação por 5G

Videochamada entre o presidente e o ministro das Comunicações foi a primeira a usar a tecnologia 5G standalone na América Latina

Natália Flach, do CNN Brasil Business, em São Paulo
09 de abril de 2021 às 11:20
Vídeochamada 5G standalone
Foto: Reprodução / TV Brasil

 

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, fizeram a primeira vídeochamada usando 5G standalone da América Latina, que é uma tecnologia mais rápida e que utiliza menos energia. Enquanto o ministro estava na sede da Nokia, em São Paulo, o presidente se encontrava em Brasília.

A ligação é uma prévia do que o Brasil terá de avanço tecnológico após o leilão do 5G, previsto para acontece nos próximos meses no país. 

"O meu compromisso é acabar com o deserto de internet no Brasil, e isso será possível com o leilão, que será realizado daqui a poucos meses", afirmou Faria.

Segundo o ministro, 45 milhões de brasileiros não têm acesso à internet no país, a maior parte vive nas regiões Norte e no Nordeste. "Vamos acabar com esse deserto digital no país", afirma Bolsonaro.

O ministro mostrou a antena do 5G, que será instalada em postes, e disse que ela é quatro vezes menor e mais leve do que a antena do 4G. "Também precisa de quatro vezes menos energia.” 

Ainda segundo Faria, no dia 5 de maio será comemorado o Dia Digital — com drones e aplicativos, para que a população conheça um pouco do que vai estar disponível no futuro.