Microsoft lança controle adaptável do Xbox no Brasil por R$ 999

Acessório ganhou vários prêmios pela customização e foco em jogadores com mobilidade limitada

Caio Carvalho, colaboração para o CNN Brasil Business
20 de abril de 2021 às 14:59
controle adaptável do Xbox
Foto: Divulgação

 

A Microsoft lançou nesta terça-feira (20) o Controle Adaptável para Xbox no Brasil. O acessório é o primeiro da companhia voltado especificamente para jogadores com alguma limitação motora, mas pode ser usado por todos que desejam aproveitar os recursos do produto. Por aqui, o preço sugerido é de R$ 999. O produto já está à venda nas principais varejistas do Brasil.

Lançado em outubro de 2018 nos Estados Unidos, o controle foi idealizado com a ajuda de jogadores com mobilidade reduzida, além de colher sugestões de fãs, orientação de especialistas em acessibilidade e parceiros da TheAbleGamers Charity, organização sem fins lucrativos que tem por objetivo melhorar a acessibilidade nos jogos e consoles de videogame. A ONG tem uma unidade no Brasil, que também vai ajudar a Microsoft na divulgação do produto no país.

 

“No mundo dos jogos, a inclusão começa permitindo que todos participem, e isso significa tornar nossos produtos acessíveis a todos. Por isso, nós faremos a doação de controles adaptáveis para organizações sem fins lucrativos, entre elas a AACD e AbleGamers”, comenta Bruno Motta, Gerente Sênior de Xbox no Brasil.

controle adaptável do Xbox
Foto: Divulgação

Neste primeiro momento, os acessórios compatíveis com o controle são produzidos por empresas terceiras. Em coletiva de imprensa nesta terça, a Microsoft recomendou que usuários interessados nesses itens avulsos entrem em contato com a AbleGamers Brasil, já que a organização oferece suporte para empresas parceiras que ofereçam soluções para o dispositivo.

O controle adaptável é compatível com Xbox One, Xbox Series X|S e PCs com Windows 10. O acessório, que tem os botões A, B e D-pad, Xbox, menu e View, funciona como um hub unificado que permite que os usuários conectem botões, joysticks, interruptores e montagens para criar um controle totalmente personalizado que atenda às necessidades. O produto tem conectores de 3,5 mm e portas USB, além de ser carregado por meio de cabo USB-C incluso ou adaptador de energia (vendido separadamente).

O controle ganhou diversos prêmios justamente pela capacidade de customização, uma vez que, ao apresentar um design diferente e com muitas conexões, o usuário pode escolher como moldar o produto de acordo com suas respectivas limitações de movimento. Em 2018, a revista Time elegeu o controle como uma das melhores invenções daquele ano.