Consumo sobe 18% na pandemia e Brasil lidera demanda por vinho no mundo em 2020

O relatório divulgado esta semana em Paris revela que o ritmo de crescimento do mercado de vinho no Brasil é o maior desde o ano 2000

Fernando Nakagawa
Por Fernando Nakagawa, CNN  
23 de abril de 2021 às 20:16 | Atualizado 23 de abril de 2021 às 20:18

 

 

A pandemia fechou restaurantes e impediu jantares, mas, pelo visto, muitos brasileiros decidiram relaxar em casa e o Brasil foi o país onde o consumo de vinho mais cresceu em todo o mundo em 2020. O fenômeno foi destacado no relatório anual da Organização Internacional do Vinho (OIV). Por aqui, o consumo cresceu 18,4% e, assim, o Brasil foi na contramão do mundo, onde a demanda pelas garrafas caiu 2,8% na comparação com 2019.

O relatório divulgado esta semana em Paris revela que o ritmo de crescimento do mercado de vinho no Brasil é o maior desde o ano 2000. Ao todo, o Brasil consumiu 430 milhões de litros. Nos supermercados e adegas, as garrafas mais comuns têm 750 ml. Assim, o Brasil consumiu o equivalente a 573,3 milhões de garrafas no ano passado.   

 

O relatório anual mostra que o mercado de vinho teve comportamentos muito diferentes entre os grandes mercados. Brasil, Itália e Argentina lideram o grupo minoritário onde o consumo aumentou durante a pandemia. Nesses países, o consumo em casa fez o mercado crescer. O ritmo de crescimento, porém, foi bem menor que o visto no Brasil: 7,5% entre italianos e 6,5% entre argentinos.   

Consumo de vinho
Consumo de vinho
Foto: Reprodução / CNN

 

Mas o consumo mundial caiu, principalmente por causa da China, onde a demanda diminuiu 17,4%. Outro grande mercado, a Espanha, teve queda de 6,8%. China e Espanha sofreram do mal do fechamento do mercado “Horeca” – acrônimo com as sílabas de hotel, restaurante e eventos (catering, em inglês) – que ficou basicamente fechado durante a pandemia.

Apesar do crescimento no ano passado, os brasileiros ainda bebem pouco vinho: média de 2,6 litros por ano. Isso dá aos brasileiros a posição 22ª do mundo. Portugal lidera a lista com 51,9 litros por ano e é seguido por Itália (46,6 litros), França (46 litros) e Argentina (27,6 litros).

Consumo de vinho
Consumo de vinho
Foto: Reprodução / CNN
Mulher tomando vinho em casa
Mulher tomando vinho em casa
Foto: Photographer, Basak Gurbuz Derman / Getty Images