Apple contrata ex-cientista de inteligência artificial do Google

Bengio, que deixou o Google na semana passada após cerca de 14 anos na empresa, disse no mês passado que estava em busca de "outras oportunidades interessantes"

Por Paresh Dave, da Reuters
03 de maio de 2021 às 19:13
Apple anunciou plano de neutralizar emissão de carbono até 2030
A Apple anunciou plano de neutralizar toda a emissão de carbono em sua cadeira produtiva até 2030
Foto: Gonzalo Fuentes -15.jul.2020/ Reuters

 A Apple anunciou nesta segunda-feira (3) a contratação do ex-cientista do Google Samy Bengio, que deixou o gigante das buscas em meio a turbulências no departamento de pesquisa de inteligência artificial da companhia.

Bengio deve liderar uma nova unidade de pesquisa de IA na Apple sob a supervisão de John Giannandrea, vice-presidente sênior de aprendizado de máquina e estratégia de IA, disseram duas pessoas familiarizadas com o assunto. Giannandrea entrou na Apple em 2018, depois de passar cerca de oito anos no Google.

Bengio, que deixou o Google na semana passada após cerca de 14 anos na empresa, disse no mês passado que estava em busca de "outras oportunidades interessantes".

A decisão do cientista ocorreu após o Google demitir os colegas Margaret Mitchell e Timnit Gebru. Mitchell e Gebru co-lideraram uma equipe de pesquisa sobre questões éticas em IA e expressavam preocupação com a diversidade dentro do Google e a abordagem de revisão das pesquisas da empresa na área. Bengio demonstrou apoio à dupla.