Mudança no rodízio passa a valer em SP; veja o que fazer se for multado

É possível recorrer e as defesas da autuação podem ser feitas online, sem sair de casa

Tamires Vitorio, do CNN Brasil Business, em São Paulo
11 de maio de 2021 às 15:34 | Atualizado 13 de maio de 2021 às 11:23
Fila de carros é vista na Avenida Rebouças, na zona oeste da capital paulista
Novas regras de rodízio começaram a valer nesta segunda
Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO

Os novos horários do rodízio de veículos na cidade de São Paulo começaram a valer nessa segunda-feira (10). Dependendo do dia e do final da placa, determinados carros ficam proibidos de circular entre às 21h e 5h do dia seguinte.

Taxistas podem circular nos horários de rodízio, diferentemente dos motoristas de aplicativos que são considerados carros particulares pela Companhia de Engenharia e Transporte (CET).

Ficam mantidos o funcionamento da Zona Azul e o horário das demais restrições existentes na cidade: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).

Levei multa, e agora?

Quem circular em horários não permitidos será multado em R$ 130,16, uma infração de trânsito de nível médio que pode adicionar quatro pontos à carteira do motorista. 

É possível recorrer e as defesas da autuação podem ser feitas online, sem sair de casa, pelo DSV Digital, e a interposição de recursos pode ser feita pelos Correios. Ambas as possibilidades já eram oferecidas antes do período de pandemia de Covid-19.

Segundo a Secretaria Municipal de Transporte (SMR), "todo munícipe têm o direito de apresentar defesa prévia contra a autuação junto à Comissão de Defesa da Autuação", por meio de requerimento assinado e acompanhado dos seguintes documentos:

  • cópia de documento de identidade;
  • cópia do CRLV (documento do veículo);
  • outros documentos que comprovem as alegações da defesa;
  • cópia simples do Auto de Infração, ou da Notificação de Autuação.

As multas são processadas e divulgadas após o período de recursos, de até 90 dias.