Falta de chuvas pode levar à crise energética no Brasil, alertam especialistas

Operador do sistema passou a importar energia de outros países

Isabella Faria, da CNN, em São Paulo
13 de maio de 2021 às 19:51

 

A falta de chuvas registrada nos últimos meses tem preocupado especialistas sobre a possibilidade de uma crise energética no Brasil.

"É muito preocupante não só pela geração de energia, mas também pelos impactos na agricultura e disponibilidade de água nas grandes cidades", afirma o doutor em física pela Universidade de São Paulo (USP), Pedro Artaxo.

Entre setembro de 2020 e março deste ano, o Sistema Interligado Nacional (Sin) registrou o menor volume de chuvas nos reservatórios dos últimos 91 anos. Em São Paulo, o mês de março terminou com um acumulado de quase 139 milímetros de água, 35% abaixo da média histórica. 

 

"Por conta dessa estiagem tivemos uma recarga menor dos reservatórios, tanto para abastecimento urbano quanto de hidrelétricas na região Sul, o que afetou também parte do estado de São Paulo", diz o professor do Instituto de Energia da USP Pedro Cortês.

O cenário fez com que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) passasse a importar energia de países vizinhos, como Uruguai e Argentina.

 

Especialistas estão preocupados com baixo volume de chuvas no país (13.mai.2021)
Foto: Reprodução / CNN