Amazon e 'big techs' podem ter de vender ativos, segundo projeto nos EUA

A lei, que pode ser anunciada nesta sexta-feira (11) poderia exigir uma separação estrutural dentro Amazon e outras gigantes do setor de tecnologia

Por Dow Jones Newswires, do Estadão Conteúdo
11 de junho de 2021 às 19:04
Caixa de encomenda da Amazon
Caixa de encomenda da Amazon (29.JAN.2016)
Foto: Mike Segar/REUTERS

Deputados da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos preparam uma legislação bipartidária que poderia forçar a Amazon e outras gigantes do setor de tecnologia a na prática se dividirem em duas companhias, ou a vender alguns segmentos de seus negócios, de acordo com fontes ligadas ao assunto e também com documentos obtidos pelo Wall Street Journal.

A lei, que pode ser anunciada nesta sexta-feira (11) poderia exigir uma separação estrutural dentro dessas empresas. Outro projeto que pode ser também apresentado nesta sexta tem como alvo a capacidade dessas empresas maiores de alavancar os próprios produtos em suas plataformas online, em detrimento da concorrência.

As duas ideias já têm adeptos no governo e na oposição, dizem as fontes. Elas precisariam ser aprovadas na Câmara e também no Senado - neste precisariam do apoio de muitos republicanos.

A oposição se mostra preocupada com o poder dessas gigantes da tecnologia, mas demonstram ceticismo sobre mudanças em leis antitruste em geral.