'Super quarta' de Fed e Copom é turbinada por votação de MP da Eletrobras

Neste episódio, o Abertura de Mercado ouve especialistas e explica melhor a relação entre todos os fatores e como devem afetar o mercado

do CNN Brasil Business, em São Paulo*
Abertura de Mercado
Abertura de Mercado  • Foto: CNN
Compartilhar matéria

 

A crise energética está tomando cada vez mais forma com a falta de chuvas, em meio à maior seca dos últimos 90 anos. Por causa desse cenário, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) avisou que a tarifa da bandeira vermelha 2 -- a mais cara e em vigor desde junho -- vai subir mais de 20%.

 

Enquanto isso acontece, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne mais uma vez para decidir sobre o futuro da Selic. Caso a autoridade cumpra mesmo o aumento previsto, a nova taxa deve chegar a 4,25% ao ano. Muitos economistas veem a taxa chegando acima dos 6% até o final de 2021, e há quem diga que ela possa chegar até 7%.

Se colocarmos no meio de toda essa mistura os aumentos na procura por crédito, tanto por pessoas físicas quanto por empresas, o cenário econômico brasileiro começa a mostrar sinais conflitantes. 

Hoje, além do Copom, o banco central americano também divulga sua decisão sobre política monetária, motivo pelo qual o mercado fala em 'super quarta'. 

Outro assunto quente desta quarta, é a votação da Medida Provisória (MP) que viabiliza a capitalização da Eletrobras. O assunto já passou pela Câmara dos Deputados e, agora, os senadores se debruçam sobre o tema. 

 

Neste episódio do Abertura de Mercado, a comentarista de economia da CNN Thais Herédia ouve especialistas e explica melhor a relação entre todos os fatores e como devem afetar o mercado. 

*Texto publicado por Ligia Tuon

 

Acompanhe Economia nas Redes Sociais
'Super quarta' de Fed e Copom é turbinada por votação de MP da Eletrobras | CNN Brasil