Verizon Business e Mastercard fazem acordo de 5G para pagamentos sem contato

As empresas também planejam usar tecnologias para fornecer checkout automático em lojas de varejo autônomas, semelhante ao que a Amazon fez com as lojas Go

Por Supantha Mukherjee, da Reuters
13 de julho de 2021 às 18:03 | Atualizado 13 de julho de 2021 às 18:13
Pagamento com cartão
Pagamento com cartão
Foto: Towfiqu Barbhuiya / EyeEm / Getty Images

 A Verizon Business assinou nesta terça-feira (13) um acordo com a Mastercard para usar 5G e tecnologia sem fio em pagamentos sem contato e fornecer serviço de checkout autônomo para lojas de varejo.

Operadoras de telecomunicações como a Verizon estão buscando expandir sua atuação para negócios que vão desde robótica a fintechs, por acreditarem que se beneficiarão com a adoção crescente do 5G.

A parceria da Verizon Business com a Mastercard visa usar smartphones 5G e tecnologia de comunicação NFC para que os comerciantes aceitem pagamentos de clientes sem a necessidade de terminais de ponto de venda.

As empresas também planejam usar tecnologias para fornecer checkout automático em lojas de varejo autônomas, semelhante ao que a Amazon fez com as lojas Go.

O conceito Go não foi amplamente adotado, com apenas 29 lojas até agora, o que o chefe de receita da Verizon Business, Sowmyanarayan Sampath, atribui aos altos custos envolvidos na implantação da tecnologia.

Mas a Verizon Business quer obter uma redução significativa dos custos, diz Sampath, citando que trabalhará com a empresa de tecnologia de varejo AiFi em visão computacional e inteligência artificial para criar experiências de compra autônomas.

"Entre a MasterCard, a AiFi e nós, temos tudo o que precisamos", disse Sampath sem revelar detalhes financeiros.