Santander compra Solution4Fleet, empresa de soluções para assinatura de carros

Em parceria com Webmotors, banco também adquire Car10, marketplace de serviços para veículos, como oficinas

Natália Flach, do CNN Brasil Business, em São Paulo
14 de julho de 2021 às 14:14
Sede do Santander
Sede do Banco Santander, no Brasil
Foto: Santander/Divulgação

 

Com a transformação do mercado automotivo, o banco Santander e a plataforma Webmotors anunciaram, nesta quarta-feira (14), a compra das empresas Solution4Fleet, de soluções voltadas para assinatura de carros, e da Car10, marketplace de serviços para veículos, como oficinas. Os valores não foram divulgados; e as aquisições da ainda precisam da autorização do Banco Central.

Caso sejam aprovadas, os novos negócios serão integrados, respectivamente, às plataformas da Santander Financiamentos e da Webmotors, que pertence ao banco.

O banco assumirá 80% da Solution4Fleet, especializada na estruturação de negócios de locação e de assinatura de veículos — modalidade de aluguel de longo prazo para pessoa física. As soluções oferecidas pela empresa incluem sistema de gestão de frota, manutenção assistida, assistência 24 horas e conserto, gestão de multas, entre outros serviços.

As aquisições reforçam a atuação do Santander no setor automotivo. "Acreditamos que o pagamento por uso é uma tendência que vai crescer; não vai substituir o status quo do financiamento, mas está cada vez mais aceito, tanto que temos casos como Airbnb. Por isso, a gente está olhando essa tendência e investindo nela", afirma André Novaes, diretor da Santander Financiamentos.

Já a Car10, que vendeu 66,7% de seu capital para o banco, atua como um marketplace que reúne mais de 8 mil oficinas e serviços automotivos, como funilaria, higienização, assistência emergencial, entre outros. Os proprietários de veículos podem obter indicações conforme a necessidade e também enviar fotos de seus carros para realizar cotações online, fazer agendamentos, buscar peças e acessórios e receber ofertas de serviços. 

"Não queremos ser operador só de financiamento, queremos trabalhar em todo o ecossistema", acrescenta Novaes. Segundo o banco, o Santander é líder no financiamento de veículos no Brasil, com aproximadamente 25% deste mercado, e atua em outros segmentos de mercado por meio de suas empresas coligadas.